de Eva Mejuto; ilustração: Sergio Mora
editor: Kalandraka; 2010
SINOPSE
A casa da mosca fosca" é uma adaptação de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev e aqui adaptado por Eva Mejuto.
As diferentes personagens introduzem os pequenos leitores num divertido e atrativo jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que constituem elementos próprios da tradição oral.
Uma história, aconselhada pelo PNL|LER+, para ler e contar, e que vai crescendo a cada página em intensidade e humor até culminar num final surpreendente.
Sugestões da Lúcia*
- “Uma palavra vale mil imagens”: a partir da palavra bolo, cada elemento da família é convidado a desenhar e/ou a descrever o bolo que imagina (antes da leitura); usar o exercício para antecipar a história: “Neste livro entra um bolo. Como o podemos relacionar com o título e outros elementos presentes na capa?”
- Elaborar um pequeno cenário para contar e brincar com a história (recortar e pintar os animais e o bolo – material fornecido).
- Explorar novas possibilidades narrativas: alterar a ordem de chegada dos animais, inventar novos motivos para festejar, imaginar outros sabores para o bolo (partindo do jogo inicial), substituir ou integrar novas personagens arranjando-lhes um nome ao jeito da história, etc.
- Colocar-se no lugar das personagens e questionar os seus comportamentos (no caso do urso, refletir sobre o que o terá levado a comer o bolo todo…).
* Lúcia Barros - É professora bibliotecária , doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância e tem desenvolvido um vasto trabalho na promoção da leitura em ambiente familiar. Integra a equipa do projeto LER fora da escola.