
de Pilar Martínez; ilustração: Marco Somá
editor: Kalandraka, 2013
SINOPSE
Encontrou uns grãos de trigo, semeou-os, ceifou-os e colheu-os; foi até ao moinho, moeu os grãos, voltou com a farinha e fez o pão...
Porém, nem o cão, nem o gato ou o pato a ajudaram nestas tarefas, todos muito acomodados e preguiçosos.
Sugestões da Lúcia*
- Observar a passagem do tempo, das estações do ano, através de elementos como a árvore e o trigo.
- Observar e distinguir os diferentes espaços: o interior e o exterior, a casa, o moinho, o campo…
- Conversar sobre as atitudes das personagens: a galinha e os seus amigos.
- Questionar os possíveis motivos que teriam estado na origem dos comportamentos das personagens.
- Colocar a questão: e se fosse eu? Como fazia? Porquê?
* Lúcia Barros - É professora bibliotecária , doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância e tem desenvolvido um vasto trabalho na promoção da leitura em ambiente familiar. Integra a equipa do projeto LER fora da escola.