Redes de Leitur@ assume a promoção da leitura como estratégia central do Agrupamento, um Território de Intervenção Prioritária (TEIP), comprometendo-se com ações que visam o desenvolvimento pleno do aluno, a melhoria gradual das competências de literacia e das aprendizagens, com vista ao sucesso educativo.
Assumindo a importância da leitura como competência transversal, pretende-se a sua integração na vida pessoal dos alunos e o incremento da leitura por prazer. Tal implica mobilizar toda a comunidade educativa para a leitura, implementando-se, nas cinco escolas do AE, práticas ativas de leitura, contribuindo para formar cidadãos capazes de responder aos desafios do séc. XXI.
Para o desenvolvimento de um trabalho sistemático e regular, envolvendo a leitura multimodal e atendendo aos novos suportes e formas de ler, propõem-se práticas sociais e culturais de leitura que envolvam processos colaborativos no âmbito da leitura, da escrita e de outras formas de expressão. Com um trabalho já consolidado nos eixos da leitura recreativa, leitura orientada e socialização da leitura, pretendem-se ações mais consistentes no âmbito do envolvimento da família e visibilidade da leitura, com as ações "Histórias daqui e dali: Ler Contar e (A)riscar" e “Descodificar a leitur@”.
Agregando várias atividades e ações em torno da leitura, cria-se um movimento coletivo que a assume como um desígnio coletivo, que todos mobiliza e beneficia, de modo a consolidar uma cultura de leitura no Agrupamento, desencadeando várias dinâmicas de leitura, em suporte tradicional e digital, direcionadas para leitores reais e potenciais, com atividades desafiantes e envolventes, promotoras de competências socioemocionais, transversais e de saberes académicos, de forma a maximizar o potencial de todos.
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas D. Luís Ataíde, enquanto espaço privilegiado para a inovação pedagógica, assume o seu compromisso com a formação de leitores hábeis, praticando a leitura em diferentes formatos e suportes.
Redes de leitur@ pretende, assim, mobilizar toda a comunidade, propondo atividades plurais de leitura em contexto formal e informal, contribuindo para a formação humanística e holística dos alunos e a consolidação dos valores democráticos básicos.