A Rede de Bibliotecas Escolares participou na 88.ª edição do Congresso da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), este ano realizado em Roterdão, nos Países Baixos, entre os dias 21 e 25 de agosto. A temática «Let’s work together, let’s library» foi o mote para o programa do Congresso e para as diversas comunicações, que reforçaram a necessidade de diferentes instituições e bibliotecas trabalharem em articulação para conseguirem fazer-se ouvir e reforçarem o seu papel na sociedade, reinventando-se sempre que necessário.

As bibliotecas continuam a ser imprescindíveis nas comunidades, porque são espaços multiculturais, permitem a integração das pessoas e o acesso ao conhecimento, e facultam oportunidades de reflexão e abertura aos outros, numa sociedade em que cada vez mais vivemos em «bolhas» criadas por nós próprios.

Num ano em que a Inteligência Artificial foi o subtema que se destacou nas comunicações do Congresso, ficou clara a necessidade de continuar a investir no desenvolvimento de competências de literacia da leitura, as quais permitem compreender os factos com maior profundidade e desenvolver comportamentos éticos compatíveis com as novas formas de ler e de escrever.

Tendo por base o subtema do Congresso «Construir um futuro sustentável através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)», a RBE apresentou um poster sobre a iniciativa «Escola a Ler», tornando evidente como esta medida integrada no Plano de Recuperação 21I23 foi importante para recuperar as aprendizagens dos alunos e, assim, assegurar a concretização do ODS 4: Educação de Qualidade.

Através da ação «Escola a Ler», na qual se inscreveram 716 agrupamentos/escolas não agrupadas, as bibliotecas assumiram o papel de coordenar atividades de promoção da leitura, em ambiente de sala de aula e outros, assegurando a equidade de oportunidades de todos os alunos e promovendo a inclusão, sobretudo dos mais afetados. Veja aqui o poster apresentado no Congresso.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard