Pode fazer parte da disciplina de Biologia e Geologia do ensino secundário a criação de posters científicos.
Na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira, alunos do 10.º e 11.º anos, criam cartazes científicos para o Combate à Xenofobia e ao Racismo no âmbito da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento.
Cada cartaz lança, com ironia, humor e imaginação, desafios e provocações científicas.
Alguns temas com excertos de cartazes
- Racismo e Química - “Se o racismo fosse Química, que fórmula seria?” com anúncio de “Novos elementos descobertos” pelos próprios alunos e apresentação de fórmula científica de novo elemento da Tabela Periódica: “Igualdade = Ig (integridade) Ua (União), L (Liberdade). D (determinação), A (Amizade), De (deferência)”.
- Racismo e Matemática - Teorema antiracista com Resolução; Variáveis - PP (Pessoas Pretas), PB (Pessoas Brancas), RH (Raça Humana), Dir (Direitos); PB = PP ⇔ Dir PP = Dir PB.
- Racismo e Medicina – “Se existisse um medicamento para o racismo seria…”. Inclui bula médica; “Se existisse uma vacina contra o racismo… Racio-19”.
- Racismo e Botânica – “Se o racismo fosse um chá teria [componentes]…”.
- Racismo e Geologia – “Se o racismo fosse uma rocha… seria Xistoracismo”.
- “Arma de defesa pessoal: Spray pimenta para espantar o racista”.
Fonte: Biblioteca Escolar. (2022, 12 jan.). Biblioblogue ESJAC: Mostra de trabalhos: combate à xenofobia e ao racismo. Tavira: Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia. https://estbiblioblogue.blogspot.com/2022/01/mostra-de-trabalhos-combate-xenofobia-e.html