| 
    
       
        Leitura | Compreender | Comunicar | 2.º Ciclo | Português | Poesia
         
        
         
          
           
            Elaboração de micropoemas  a partir de um texto de José Saramago.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Estimular o gosto pela escrita poética.Assinalar o centenário do nascimento de José Saramago.Comemorar o Dia Mundial da Poesia. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoElaboração de micropoemas a partir de um texto de José Saramago.  
       Breve contextualização sobre a vida e obra de José Saramago.
 
Lançamento do desafio aos alunos: transformá-los em poetas até ao final da aula.
 
Visualização do vídeo com a leitura da obra O lagarto, de José Saramago, feita por Adriana Calcanhoto (ver recursos).
 
Apresentação da estratégia “Máquina da Poesia” (ver observações).
 
Em pequeno grupo, os alunos:
 
  
         Leem a obra O lagarto.
 
Procedem ao levantamento da matéria-prima dos poemas – palavras (nomes, adjetivos, verbos) – a partir de uma página ao acaso da obra O lagarto.
 
Registam, na tabela (“Máquina da Poesia”), as palavras encontradas na obra.
 
Escrevem outros nomes (emoções, sentimentos) e adjetivos (em modo livre) na tabela.
 
Testam a máquina: 
           
           um dos alunos, com os olhos vendados, aponta para uma palavra em cada coluna da tabela;os restantes colegas registam as palavras indicadas;o aluno cria um micropoema a partir das palavras que selecionou;os alunos refletem sobre as características da poesia e validam o micropoema criado;os restantes elementos do grupo criam micropoemas seguindo o mesmo processo;os alunos registam os micropoemas criados.
 
Em grande grupo, os alunos partilham as frases criadas.
 
Organização de uma antologia digital com uma seleção dos micropoemas elaborados.  
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).
 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.
 Atitudes/ Valores: 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível2.º CicloPortuguês
 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 | 
 
     
     |  | Observações  |