Iniciativa que consiste num concurso de escrita criativa que implica escrever um texto original e criativo subordinado a um tema a definir em cada ano. Os textos podem ser apresentados em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol ou Alemão).
Tomás Silva Paiva de Sá
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite - S. João da Madeira - 10º ano (Ler trabalho)
Lara Beatriz Santos Silva
Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel- Barcelos - 9º ano (Ler trabalho)
Roberta Peralta Martins
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite - S. João da Madeira - 12º ano (Ler trabalho)
José Pedro Castanheira
Escola Secundária Fernando Namora – Condeixa - 12º ano (Ler trabalho)
Daniel René Garcia dos Santos
Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté - Charneca de Caparica - 10º ano (Ler trabalho)
Açucena Martins Tavares da Silva Alijaj
Escola Secundária de Rio Tinto, Gondomar - 11º ano (Ler trabalho)
Ana Beatriz Pessoa da Silva
Escola Secundária Gago Coutinho - Alverca (Ler trabalho)
O Projeto READ ON Portugal associa-se à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, visando contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias.
O concurso de escrita criativa que implica escrever um texto original e criativo subordinado ao tema “Eu, cidadão em democracia”.
Ser cidadão, no quadro das instituições e da participação democrática , com direitos e deveres que ditam o destino da sociedade, é um privilégio e uma responsabilidade. O que define o cidadão atual? Que comportamentos deve assumir para viver numa sociedade livre? Como agir de forma ativa e participativa? Quais os caminhos para construir uma verdadeira democracia?
Os textos a apresentar não deverão ter mais de 500 palavras e podem ser redigidos em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol ou Alemão).
Jovens de idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade.
[Escalão A - Grupo etário 12-15; Escalão B - Grupo etário 16-19].
Os trabalhos são submetidos pelo concorrente ou pelo professor bibliotecário, através do preenchimento do formulário de submissão.