Ensino secundário (turma de Artes Visuais do 11.º Ano)

 


 


Na região do Douro Vinhateiro, mais importante do que o património edificado é a paisagem construída pelo homem e reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. No entanto, a Casa do Douro, edifício e instituição, é um símbolo importante da autodeterminação da região e foi durante largos anos o garante de uma redistribuição mais justa da riqueza produzida. Nos últimos 20 anos, por força da transferência de competências para o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), instituição e edifício perderam a força de outrora e estão praticamente votadas ao abandono.

Propomos nesta atividade refazer um pouco da história da instituição e do edifício, relançando o questionamento sobre a instituição e revalorizando o património edificado através da intervenção artística.

Momento 1: investigação histórica e entrevistas em vídeo aos protagonistas (disciplina de História da Cultura e das Artes);

Momento 2: Recolha fotográfica do edifício - interior e exterior (disciplina de Desenho);

Momento 3: Tratamento da informação escrita e visual; preparação e montagem da exposição (com o apoio de todas as disciplinas envolvidas e da biblioteca Escolar);

Momento 4: exposição de todo o trabalho realizado no átrio do edifício da Casa do Douro.

 


 

Câmara de vídeo e microfone; câmara fotográfica; computador e software de edição; impressões do material para a exposição; monitor vídeo; Casa do Douro.

 


José Artur Martins Matos | Professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)

Fonte da imagem: Município de Peso da Régua. Casa do Douro. https://www.cm-pesoregua.pt/pages/570?poi_id=27

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard