Bibliotecas > Práticas

Criar um herbário com a poesia

A biblioteca da Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga, planificou e implementou, em colaboração com os docentes de Ciências Naturais, do 8.º ano, uma atividade sobre o tema:  Sustentabilidade na terra.

A partir da obra de Jorge Sousa Braga, Herbário, ilustrada por Cristina Valadas e que os alunos não conheciam, foram preparados materiais, com base nos poemas, nos respetivos títulos e ilustração e nos conhecimentos científicos em estudo, no momento, na disciplina de Ciências Naturais.

A sessão iniciou com a organização da turma em grupos, tendo sido distribuído a todos os grupos, um conjunto de cartões com quatro informações distintas:  título do poema, ilustração alusiva ao poema, um termo ou conceito dos conteúdos programáticos de Ciências Naturais e uma informação científica complementar.

Após a leitura de cada poema, cada grupo de alunos foi convidado a selecionar e associar, a partir dos materiais fornecidos,  o título, a ilustração do poema, bem como, os conceitos e a informação científica associada. A propósito de cada poema, das soluções encontradas pelos alunos, com cada ilustração e com o conteúdo científico associado, desenvolveu-se um diálogo construtivo, dinamizado pelo professor bibliotecário e pelo respetivo professor de Ciências Naturais.

A atividade promoveu a leitura de poesia e a sua articulação com a ilustração e com conhecimentos científicos do programa de Ciências Naturais, tendo contribuído para desenvolver competências de seleção e associação de informação.

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em março de 2022.

 

Objetivos
1. Promover a leitura de poesia.
2. Realçar a importância da leitura na compreensão das Ciências.
3. Desenvolver competências de interpretação e argumentação, a partir de conhecimentos científicos.
Destinatários
3.º ciclo
Parcerias
Docentes de Ciências Naturais
Data:
16.03.2022
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard