A Rede de Bibliotecas Escolares tem o prazer de divulgar os vencedores do concurso "Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para...", que decorreu no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2023/2024.
Os alunos do Ensino Secundário foram desafiados a criar um vídeo original e criativo que apresentasse a sua biblioteca escolar como um espaço único e especial, destacando os seus serviços, recursos e atividades e revelando porque é o seu lugar preferido na escola.
O Júri deste concurso ficou impressionado com a criatividade e a perspetiva única de cada participante. Por isso, face à qualidade dos trabalhos a concurso, o Júri decidiu atribuir o 2º prémio ex aequo a duas escolas e criar, ainda, uma menção honrosa.
1º lugar:
Título do vídeo: Viagem pela biblioteca escolar: o meu lugar preferido
Alunos: Mateus Marques e João Rocha, sob orientação do professor João Palhares Lima e da professora bibliotecária Rosa Pires
Agrupamento de Escolas de Monserrate
2º lugar ex aequo:
Título do vídeo: Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para… sonhar
Alunos: David Soares, Iara Nascimento e Pedro Louzada, sob orientação da professora bibliotecária Manuela Mendes Barbosa
Agrupamento de Escolas de Escariz
2º lugar ex aequo:
Título do vídeo: Biblioteca escolar: um lugar a explorar
Alunos: Afonso Baptista e Madalena Dias , sob orientação da professora bibliotecária Patrícia Gonçalves Marques
Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes
3º lugar:
Título do vídeo: Biblioteca da Escola Secundária Júlio Dantas
Alunos: Gonçalo Braga e Afonso Melo, sob orientação da professora bibliotecária Ruth Gomes
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas
Menção honrosa:
Título do vídeo: Vários espaços em um só
Alunos: Isis Fukuda e Apolo Oliveira, sob orientação da professora bibliotecária Susana Mendes
Escola Secundária de Caldas das Taipas
A RBE agradece a todos os participantes pela sua criatividade e entusiasmo. Agradecemos também às escolas e aos professores pelo seu apoio na dinamização do concurso.
Parabéns aos vencedores!
Divulga-se a lista de trabalhos submetidos no âmbito do Concurso - Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para...
De acordo com o regulamento, a divulgação de resultados terá lugar no dia 16 de fevereiro de 2024, no Portal RBE.
[25.09.2023]
Este ano, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza um conjunto sugestões de obras literárias para celebrar as bibliotecas e propõe duas iniciativas:
1. Concurso - Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para...
Este concurso destina-se a alunos do Ensino Secundário e consiste na criação de uma visita virtual aos espaços da biblioteca escolar, realçando os seus serviços, recursos e atividades, sendo os participantes desafiados a mostrar essa realidade do seu ponto de vista. (ver regulamento do concurso)
2. Leituras para refletir e dialogar, criar e imaginar
Esta iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido no ano transato e visa proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar, criar e imaginar.
Para isso, continuam a sugerir-se três metodologias que poderão ser seguidas na condução dessas rodas de alunos:
Leituras dialogadas
A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões. (ver proposta metodológica)
Leituras questionadas
Leitura de um álbum e aplicação da estratégia “Técnica de formulação de perguntas”. Seleção das questões mais interessantes/ polémicas de cada grupo para dinamizar o debate. (ver proposta metodológica)
Leituras emparelhadas
Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3º ciclo com outra do 1º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum. (Ver proposta metodológica)
Sugestão de leituras
Para apoiar as rodas de alunos e os trabalhos no âmbito da iniciativa MIBE 2023, propõe-se um conjunto de leituras que poderão ser utilizadas como suporte, embora muitas outras possam ser selecionadas.
Cada uma das obras apresentadas é complementada por algumas questões que podem servir como ponto de partida para refletir e dialogar, criar e imaginar.