Apresentação da história A Fadinha do Lago de Teresa Lobato de Faria;
Caraterização de alunos como personagens do texto;
Dramatização de excertos do texto, através de gestos ou falas;
Discussão sobre o tema do texto ao longo da sua leitura;
Jogo de perguntas Wordwall[1], de acesso livre na internet e que pode ser jogado em equipa/ comunidade. Neste contexto, a professora bibliotecária criou as perguntas, a turma formou duas equipas e há chamada individual dos alunos de cada equipa ao quadro interativo para responder às perguntas. A biblioteca dispõe de quadro em papel para registo da pontuação de cada equipa, colando uma moeda de papel por cada resposta certa.
Visualização de breve vídeo sobre poluição da água;
Entrega, pela professora bibliotecária, de cartões de papel com símbolo – exemplo: torneira de água a verter - a cada equipa, que deve expressar em voz alta uma ideia benéfica para o ambiente e sociedade a que esse símbolo faz referência. Por cada cartão que a professora apresenta à turma, é dado um minuto para cada equipa defender o seu ponto de vista, dizendo frase simples e objetiva que consciencialize os participantes.
Os cartões que sugerem soluções para os problemas devem ser colados no painel em papel com a Terra. Habitualmente este painel encontra-se tapado num cavalete para que as turmas que desenvolverão a iniciativa a seguir não descubram as soluções.
Distribuição a cada aluno de 3 tampas de garrafa para fazerem a autoavaliacão de desempenho sobre o seu papel na defesa da ideia representada no cartão. Em função do modo como conseguiram realizar a atividade, colocam a tampa numa das 3 garrafas fixas existentes na parede da biblioteca.
Distribuição de imagens da história do livro que o aluno deve recortar e ordenar, para depois recontar a história. O reconto é feito apenas pelos alunos mais velhos do 3.º e 4.º anos.
Esta é uma iniciativa realizada pela biblioteca escolar com todas as crianças da Escola Básica n.º 4 de Loulé, Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Loulé [2].