Na comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, sujeito à temática Descobrir caminhos para a Saúde e o Bem-Estar, a biblioteca escolar dinamizou, em contexto pandémico, “A Palavra Protege”.

É um projeto que sensibiliza para o uso da máscara, através de várias atividades que incluem levantamento e seleção de palavras que "protegem", frases para identificar autores e reflexões e que culmina com ilustração, identificação e personalização da máscara branca fornecida no kit atribuído pelo Agrupamento de Escolas de Vendas Novas.

Contribui para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania democrática, reforçando o papel da biblioteca escolar na formação integral dos alunos.

Nas sessões com as crianças e jovens refletiu-se sobre comportamentos e regras de conduta a adotar na escola e exterior.

No 12.º A e 12.ª B os alunos produziram, com a disciplina de Biologia, artigos científicos sobre o papel do sabão e do álcool na desinfeção.

No 1.º ciclo, o projeto foi aplicado às turmas do 4.º ano do Centro Educativo e Escola de Campos da Misericórdia. Não sendo obrigatório o uso de máscara nesta faixa etária, insistiu-se na sensibilização para a sua adoção e os alunos personalizaram as suas máscaras que, previamente, foram confecionadas em tecido cedido pela autarquia.

 

Ludwig, P. & Kernova, A. (2020). How to Significantly Slow Coronavirus? Czechoslovakia:  masks4all.org, in: Bibliotecas AEVN. (2020, 22 set.). A palavra protege. Vendas Novas: BAEVN. http://bibliotecasaevn.blogspot.com/2020/09/a-palavra-protege.html

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard