1. Escolhemos, conforme o assunto que queremos abordar, uma pessoa externa à escola que será o livro humano.

  2. Convidamos um professor de Psicologia B (ensino secundário) que virá à biblioteca escolar com a turma. 

  3. Colocamos as cadeiras em roda, para que todos se vejam e escutem.

  4. O professor bibliotecário apresenta brevemente o convidado que toma a palavra falando da sua experiência sobre o tema.

  5. Dá-se espaço aos alunos para questões, diálogo e partilha de vivências sobre o tema.
 
Human Library. (2000). Human library: unjude someone. Denmark: HL. https://humanlibrary.org/ 

A iniciativa é inspirada em Human Library [1], projeto de transformação social que existe há 20 anos em mais de 80 países e em que pessoas se tornam livros emprestados para conversa e aprendizagem mútua, leitor e livro humano e em que se partilham, em ambiente seguro, experiências de vida sobre temas difíceis, se promove o diálogo, respeito pelos direitos humanos e desconstrução de estereótipos e preconceitos. No projeto original para cada livro há um leitor para uma conversa intimista que gere a transformação. 

Escolas podem solicitar, a ONG sobre direitos humanos, voluntários para livros humanos e numa sessão podem reunir um catálogo de seis livros/ turma sobre diferentes temas.

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