Muitos Mundos é um projeto da RBE vocacionado para a instalação de bibliotecas em centros educativos.
No âmbito da justiça juvenil, a Lei Tutelar Educativa prevê medidas institucionais que consistem na colocação em Centro Educativo, por ordem do Tribunal, a jovens que cometeram fatos qualificados pela lei como crime, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
A medida de internamento visa proporcionar ao jovem, por via do afastamento temporário do seu meio habitual e da utilização de programas e métodos pedagógicos, a interiorização de valores conformes ao direito e a aquisição de recursos que lhe permitam, no futuro, conduzir a sua vida de modo social e juridicamente responsável.
A rede de centros educativos é composta por 6 centros, os quais dispõem de um Projeto de Intervenção Educativo (PIE) que define a programação faseada e progressiva da intervenção, diferenciando os objetivos a realizar em cada fase e o respetivo sistema de reforços positivos e negativos. Cada centro educativo tem uma escola associada, integrada num Agrupamento de Escolas do Ministério da Educação, a cujo quadro pertencem os professores que aí lecionam.
Em janeiro de 2022, o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação, através, respetivamente, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e da Rede de Bibliotecas Escolares, assinaram um protocolo que prevê a instalação e desenvolvimento de bibliotecas escolares nos seis centros educativos, disponibilizando aos respetivos utilizadores os recursos necessários à leitura e ao acesso, uso e produção de informação em diferentes suportes.
Prevê-se igualmente a promoção e o incentivo, através das escolas associadas, à criação de programas e atividades de promoção da leitura e das literacias de informação e dos media.
A gestão funcional e pedagógica das bibliotecas Muitos Mundos é assegurada pelos professores bibliotecários das respetivas escolas associadas.
Até ao presente, foram instaladas bibliotecas nos seguintes centros educativos: