Projetos

Histórias com ciência na Biblioteca Escolar

    “O conhecimento é de todos e para todos”

    https://www.ciencia-aberta.pt/ 

 

Com base nesta premissa, tem-se desenvolvido, desde 2015/ 2016, o projeto Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar.

A literacia científica é hoje uma característica essencial e consensual de uma sociedade de cidadãos críticos e participativos, a que acresce a necessidade de se possuir conhecimento suficiente em ciência e tecnologia para que possa existir envolvimento em discussões públicas sobre assuntos afins e ser-se consumidor cuidadoso da informação científica e tecnológica relacionada com o quotidiano de cada cidadão.

A Biblioteca é hoje um suporte diferenciado da aprendizagem promotora da articulação com alunos, professores, estruturas e curricula e fomentadora da relação com a comunidade, outras bibliotecas e projetos lúdicos, culturais, recreativos e científicos. Da natureza das suas funções, pretende-se que dotem os seus utilizadores de competências literácicas e agilidade reflexiva, que melhorem os níveis de adaptabilidade aos novos processos de conhecimento. Para tal, assumem particular importância os projetos com instituições externas, sendo as universidades parceiros privilegiados. [2]

A Universidade de Aveiro, através de vários departamentos e unidades de investigação, reuniu esforços com a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e dez Agrupamentos de Escolas, dos concelhos de Aveiro, Ílhavo, Murtosa e Ovar, para desenvolver em conjunto um projeto de divulgação científica junto dos alunos do ensino secundário desses agrupamentos.

As sessões dos Ciclos de Conferências Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar incidem em diversas áreas científicas. O projeto pretende divulgar a investigação desenvolvida, tendo como sede e suporte de realização e difusão a biblioteca escolar. [3]

Os oradores são docentes e investigadores da Universidade de Aveiro e um investigador da Universidade de Coimbra.

A informação sobre as conferências e respetivos oradores é enviada, no início do ano letivo, aos professores bibliotecários dos agrupamentos participantes que a transmitem aos colegas. Posteriormente, os professores bibliotecários procedem à marcação das sessões junto dos coordenadores do projeto. Sempre que possível procura-se a participação de mais do que uma turma nas sessões que decorrem, dependendo do número de participantes, no espaço da Biblioteca Escolar ou no que com ela articula. Por fim, e não menos decisivo, o processo deve ser agilizado com as estruturas de decisão da escola, em particular a direção, o conselho pedagógico e o representante da Rede de Bibliotecas Escolares.


Referências
[1] http://www.ciencia-aberta.pt 
[2] Carneiro, L. F. V., Saro, J. A. V. (2009). A Biblioteca como Centro de Recursos para a Aprendizagem e Investigação (CRAI) para apoio às tarefas de ensino e aprendizagem. A ciência da informação criadora de conhecimento: Actas do IV Encontro Ibérico EDIBCIC (Vol. 1, pp-419-430).
[3] Andrade, A., Malonek, H., Malaquias, I., Saro, J., Bonifácio, V.. O Projeto “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar”. Santos, L., Rola, A., Morais, C., Vasconcelos, C.; Gomes, E., Rodrigues, I., Azevedo, J., Rodrigues, S. (Em preparação). História da Ciência no Ensino. Revisitando abordagens, inovando saberes. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Nota: organização textual tendo por base o poster admitido ao II FÓRUM CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores), apresentado a 4 de julho de 2018, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e proposto por António Andrade, Helmuth Malonek, Isabel Malaquias, José Saro e Vítor Bonifácio.

 

Objetivos
1. Promover a articulação interna com alunos, professores, estruturas e curricula;
2. Fomentar a relação com a comunidade, outras bibliotecas e projetos lúdicos, culturais, recreativos e científicos.

Descrição
Oferta de um conjunto de conferências, sobre temas diversificados, a realizar por professores universitários nas escolas dos concelhos mencionados.

Destinatários
Alunos do ensino secundário dos municípios de Aveiro, Ílhavo, Murtosa, Vagos, Ovar.

Parceiros
Universidade de Aveiro (Departamento de Matemática/ CIDMA)
 
 
Data de início
2015-2016 
 
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard