Ler | Comunicar | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Compreensão Escrita | Expressão Escrita | Interculturalidade
Entrevista a elementos da comunidade de diversas proveniências geográficas/ culturais.
|
|
Objetivos
- Sensibilizar para o acolhimento do outro.
- Desenvolver a responsabilidade social.
- Aprofundar competências de escrita.
|
|
Desenvolvimento Entrevista a elementos da comunidade de diversas proveniências geográficas/ culturais.
- Visualização da reportagem Chegar refugiado e ficar como português.
- Reflexão, em grande grupo e sob a orientação do professor, sobre:
- as circunstâncias históricas dos testemunhos apresentados na peça jornalística;
- as possíveis semelhanças entre as experiências relatadas pelos entrevistados na reportagem e as experiências de outros migrantes na atualidade;
- o acolhimento a migrantes e a refugiados na escola e na comunidade.
- Leitura do excerto de uma entrevista a uma jovem voluntária de uma ONG que trabalha no apoio a refugiados.
- Partilha de opiniões e de ideias sobre a entrevista lida.
- Análise formal do texto:
- Identificação da estrutura de uma entrevista;
- Sistematização das marcas linguísticas deste género textual.
- Em pequeno grupo, em trabalho autónomo:
- convite a uma pessoa da comunidade com origem migrante a ser entrevistada, numa data a combinar;
- recolha, em documento próprio, da autorização expressa do entrevistado para a gravação, transcrição da entrevista e divulgação de imagem e voz.
- Em pequeno grupo, em contexto letivo:
- planificação da entrevista - no plano textual, identificação sumária do entrevistado (nome, idade, proveniência, profissão…) e registo das propostas de perguntas, ordenadas de modo lógico (de 6 a 10);
- troca de planificações entre grupos, para recolha de feedback;
- análise das sugestões dos colegas e introdução de eventuais alterações ao plano inicial.
- Em pequeno grupo, em trabalho autónomo:
- realização e gravação áudio da entrevista e captação de fotografias;
- transcrição do ficheiro áudio e de todo o conteúdo da interação entre os entrevistadores e o entrevistado;
- seleção de uma fotografia do entrevistado e de um excerto áudio particularmente relevante/interessante, para posterior divulgação.
- Em pequeno grupo, em contexto letivo:
- textualização da entrevista.
- revisão:
- troca dos textos entre grupos, para recolha de feedback;
- introdução de eventuais alterações ao texto.
Sugestão: a etapa de revisão pode ser orientada por uma lista de verificação (ver exemplo).
-
- Edição da entrevista - composição da versão final (texto, imagem e áudio), com recurso a uma ferramenta digital de apresentação.
- Publicação das entrevistas no jornal escolar e/ou nos canais digitais da biblioteca escolar.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos. 9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia-a-dia e de aprendizagem. Atitudes/Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Português Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações Esta proposta de trabalho:
- aplica as quatro fases previstas no projeto Diário de escritas com a biblioteca: Eu aprendiz / Eu escritor/ Eu revisor/ Eu editor;
- pode conjugar-se com a iniciativa Jornalistas em Rede, no âmbito do projeto Da tua biblioteca ao PÚBLICO;
- pode surgir no âmbito da leitura orientada da obra O mundo em que vivi, de Ilse Losa, ou de outras que abordem a temática das migrações/ dos refugiados:
- Fanha, J. (2016). Uma terra prometida: contos sobre refugiados. IN Ed.
- Favilli, E. (2020). Histórias de adormecer para raparigas rebeldes: 100 mulheres imigrantes que mudaram o mundo. Nuvem de tinta.
- Gratz, A. (2019). Refugiado. ASA II.
- Raúf, O. Q. (2019). O rapaz ao fundo da sala. Booksmile.
- Yousafzai, M. (2019). Nós somos refugiadas: a minha jornada e as histórias de raparigas refugiadas de todo o mundo. Presença.
|