As professoras bibliotecárias da Escola Básica Maria Alberta Menéres, Tapada das Mercês, Sintra convidam os melhores alunos de cada turma (ensinos básico e secundário) a constituírem comunidades autónomas de estudo.
Cada comunidade é constituída por alunos com bons e fracos resultados escolares. Os grupos participam num jogo em que, para pontuar, contam: os resultados da avaliação, o estudo na biblioteca, as leituras e as atividades de forte componente cognitiva. A biblioteca regista/ controla/ apoia os grupos de estudo, ajudando-os a melhorar as estratégias e métodos de estudo com vista à obtenção de melhores resultados escolares.
No primeiro ano, registou-se uma melhoria significativa dos resultados escolares dos alunos do projeto. O número de utilizadores da biblioteca aumentou, principalmente para o estudo na Escola Virtual. Aumentou também a requisição domiciliária e a biblioteca criou uma nova área: o Cantinho do Estudo com recursos pedagógicos diversificados que permitem o estudo autónomo.
Atualmente alargou-se o projeto à participação dos alunos dos Cursos Vocacionais.