Bibliotecas > Práticas

DAR-BE [Desenvolver Aprendizagens em Rede com a Biblioteca Escolar]

As professoras bibliotecárias da Escola Básica Maria Alberta Menéres, Tapada das Mercês, Sintra convidam os melhores alunos de cada turma (ensinos básico e secundário) a constituírem comunidades autónomas de estudo.

Cada comunidade é constituída por alunos com bons e fracos resultados escolares. Os grupos participam num jogo em que, para pontuar, contam: os resultados da avaliação, o estudo na biblioteca, as leituras e as atividades de forte componente cognitiva. A biblioteca regista/ controla/ apoia os grupos de estudo, ajudando-os a melhorar as estratégias e métodos de estudo com vista à obtenção de melhores resultados escolares.

No primeiro ano, registou-se uma melhoria significativa dos resultados escolares dos alunos do projeto. O número de utilizadores da biblioteca aumentou, principalmente para o estudo na Escola Virtual. Aumentou também a requisição domiciliária e a biblioteca criou uma nova área: o Cantinho do Estudo com recursos pedagógicos diversificados que permitem o estudo autónomo.
Atualmente alargou-se o projeto à participação dos alunos dos Cursos Vocacionais.

Objetivos
1. Incentivar a utilização da biblioteca, através de um serviço de apoio à aprendizagem entre pares.
2. Apoiar o estudo autónomo dos alunos.

Destinatários
Alunos

Parcerias
Escola Virtual, Amostras para Ler+, Voluntários da leitura, Newton Gostava de ler

Data de início
04.05.2015

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard