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Elaboração de um perfil de leitor. Debate e tomada de decisões sobre como chegar a um perfil equilibrado.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre o conceito atual de leitura.
  • Situar-se perante esse conceito.
  • Debater sobre as competências necessárias no mundo atual.

 

Desenvolvimento

Elaboração de um perfil de leitor. Debate e tomada de decisões sobre como chegar a um perfil equilibrado.

  • Dinamização pelos docentes de um debate sobre o conceito atual e mais amplo de leitura, tendo em conta as definições apresentadas em Aprender com a biblioteca escolar:

A literacia da leitura inclui o uso, reflexão e compreensão de textos multimodais. Integra também o domínio de diferentes formas de expressão: oral, escrita e multimédia. O aluno lê e comunica, explorando conteúdos e situações para responder aos seus gostos, interesses e necessidades. Trabalhar a leitura e as literacias a ela associadas, num contexto de mudança em que equipamentos, tecnologias e ambientes de acesso e de trabalho são hoje uma realidade fluida, requer capacidades cada vez mais complexas. A biblioteca escolar proporciona ambientes formativos e de acolhimento promotores da leitura, de uma cidadania ativa e da aprendizagem ao longo da vida. (pág. 21)

Literacia da leitura – Domínio de competências que inclui o uso, reflexão e compreensão de textos multimodais, impressos ou digitais, e formas variadas de expressão: escrita, oral e multimédia. O conceito de literacia de leitura relaciona-se, nesta perspetiva, com diferentes linguagens (verbal, visual, sonora,…), integrando as diferentes formas de ler, escrever e comunicar que dominam a atualidade. (pág. 127)

 

  • Os alunos deverão contribuir com exemplos do seu quotidiano que vão ao encontro deste conceito amplo de leitura, devendo os docentes colocar sempre a tónica nas múltiplas competências que se exigem para que alguém, atualmente, seja considerado um leitor “completo”. A falha de uma dessas competências limita o acesso e pode mesmo comprometer as outras competências. Procurando uma atitude de neutralidade face aos vários tipos de leitura, convirá, no entanto, realçar a importância fundacional da leitura e da compreensão leitora, no sentido tradicional dos termos.

  • Sistematização das seguintes categorias de leitura:
    • Ler livros em papel ou em linha;
    • Ler revistas ou jornais impressos ou em linha;
    • Ler manuais escolares;
    • Ler banda desenhada;
    • Ler fanfics;
    • Ver filmes e séries;
    • Ler nas redes sociais;
    • Ouvir música;
    • Ver vídeo: clips, trailers, tutoriais, youtubers, booktubers, influencers, …
  • Preenchimento, por cada aluno, do ficheiro Excel O meu perfil de leitor.
    1. Começarão por fazer uma estimativa do tempo semanal (considerando uma semana típica) que dedicam a cada tipo de leitura, considerando que 1 corresponde a uma hora e indicando períodos mínimos de 15 minutos. Assim:
      15 min = 0,25
      30 min=0,5
      45 min=0,75
      1 h= 1
      1h 15 min=1,25
    2. Depois de introduzidos os tempos no separador “Dados”, poderão ver a representação gráfica do seu perfil de leitor, no separador “Perfil”. Devem completar o título do gráfico com o seu nome e guardá-lo também com o seu nome.

  • Partilha dos gráficos e respetivo comentário, esperando-se que cada aluno discorra sobre o que pode fazer para, tanto quanto possível, equilibrar o seu perfil.

  • Será de considerar a ajuda entre pares, através dum programa de mentorias, sendo que aqueles que sobressaem numa das categorias poderão ser os mentores dos que são menos competentes.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Escolhe leituras diversificadas, tendo por base critérios de qualidade e necessidades ou interesses específicos. 
5. Referencia leituras, integrando no seu crescimento pessoal a sua experiência e identidade enquanto leitor.
7. Integra a leitura na sua vida pessoal e académica.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Português
Cidadania e desenvolvimento

 

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