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Dinamização pelos alunos de sessões de partilha de leitura de obras literárias, perspetivando-as numa ótica de promoção do bem-estar e da resolução de problemas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir à luz de pontos de vista variados sobre leituras realizadas. 
  • Desenhar estratégias de motivação dos pares e/ou dos adultos para a leitura de uma obra.

 

Desenvolvimento

Dinamização pelos alunos de sessões de partilha de leitura de obras literárias, perspetivando-as numa ótica de promoção do bem-estar e da resolução de problemas.

  • Apresentação da atividade pela biblioteca escolar através de uma sessão presencial ou da publicação de um produto multimédia.

    • Com base na obra Remédios literários, de Ella Berthoud e Susan Elderkin, (do qual podem ser lidos excertos), será abordada a temática do poder terapêutico da literatura.

    • Convite aos alunos para dinamizarem sessões na biblioteca em que, individualmente ou em pequenos grupos, apresentem um livro que, em sua opinião, é adequado para determinados leitores. 

  • Lançamento da iniciativa/ desafio pela biblioteca:

    • Partindo da sua experiência enquanto leitores, os alunos deverão apresentar uma proposta para a dinamização de uma sessão de “Ler é o melhor remédio” ou parte dela. Essa proposta baseia-se numa obra que os alunos escolhem por considerarem que ela pode contribuir para que o leitor melhore do seu problema.
 
Por exemplo: Este livro é recomendado para pessoas que:
- gostam de pensar em questões filosóficas
- estão a viver processos de separação
- andam tristes e precisam de umas boas gargalhadas
- sofrem de xenofobia
- se sentem abandonadas
 - estão apaixonadas
- se cansam depressa de ler
- têm medo de morrer
- são discriminadas
- foram adotadas
- pensam que a adolescência é uma fase má da vida
- não têm paciência para os idosos
- gostavam de viajar, mas não podem
- só pensam em comer
- adoram gatos
- …
A proposta deverá conter os seguintes pontos:
o    Referência bibliográfica do livro;
o    O(s) problema(s) que a leitura do mesmo ajudará a resolver;
o    Explicação detalhada dos motivos pelos quais consideram que a obra é um bom remédio para o problema identificado (essa explicação deve ser reveladora da compreensão aprofundada do livro em causa);
o    Estratégia para a dinamização da apresentação (que deverá suscitar a conversa e participação dos colegas e estimulá-los para a leitura);
o    Tempo previsto para a dinamização.
 
  • Discussão da proposta com um ou mais dos docentes envolvidos, com vista à introdução de eventuais melhorias.
    • Submissão das propostas no formato e prazos estabelecidos pela biblioteca escolar.
    • Divulgação das propostas aceites e da calendarização das sessões.

  • Realização das sessões.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói e problematiza sentidos, integrando na compreensão dos textos conteúdos apresentados em diversos formatos e linguagens.
5. Referencia leituras, integrando no seu crescimento pessoal a sua experiência e identidade enquanto leitor. 
7. Integra a leitura na sua vida pessoal e académica. 

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

  • Berthoud, E., Elderkin, S. (2016). Remédios literários. Lisboa: Quetzal. (Também disponível em e-book)

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