Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | Ensino secundário | Cidadania e desenvolvimento | Português | Compreensão escrita | Expressão escrita | Partilha de leituras | Partilha de opiniões
Dinamização pelos alunos de sessões de partilha de leitura de obras literárias, perspetivando-as numa ótica de promoção do bem-estar e da resolução de problemas.
|
|
Objetivos
- Refletir à luz de pontos de vista variados sobre leituras realizadas.
- Desenhar estratégias de motivação dos pares e/ou dos adultos para a leitura de uma obra.
|
|
Desenvolvimento Dinamização pelos alunos de sessões de partilha de leitura de obras literárias, perspetivando-as numa ótica de promoção do bem-estar e da resolução de problemas.
- Apresentação da atividade pela biblioteca escolar através de uma sessão presencial ou da publicação de um produto multimédia.
- Com base na obra Remédios literários, de Ella Berthoud e Susan Elderkin, (do qual podem ser lidos excertos), será abordada a temática do poder terapêutico da literatura.
- Convite aos alunos para dinamizarem sessões na biblioteca em que, individualmente ou em pequenos grupos, apresentem um livro que, em sua opinião, é adequado para determinados leitores.
- Lançamento da iniciativa/ desafio pela biblioteca:
- Partindo da sua experiência enquanto leitores, os alunos deverão apresentar uma proposta para a dinamização de uma sessão de “Ler é o melhor remédio” ou parte dela. Essa proposta baseia-se numa obra que os alunos escolhem por considerarem que ela pode contribuir para que o leitor melhore do seu problema.
Por exemplo: Este livro é recomendado para pessoas que:- gostam de pensar em questões filosóficas- estão a viver processos de separação- andam tristes e precisam de umas boas gargalhadas- sofrem de xenofobia- se sentem abandonadas - estão apaixonadas- se cansam depressa de ler- têm medo de morrer- são discriminadas- foram adotadas- pensam que a adolescência é uma fase má da vida- não têm paciência para os idosos- gostavam de viajar, mas não podem- só pensam em comer- adoram gatos- …A proposta deverá conter os seguintes pontos: o Referência bibliográfica do livro; o O(s) problema(s) que a leitura do mesmo ajudará a resolver; o Explicação detalhada dos motivos pelos quais consideram que a obra é um bom remédio para o problema identificado (essa explicação deve ser reveladora da compreensão aprofundada do livro em causa); o Estratégia para a dinamização da apresentação (que deverá suscitar a conversa e participação dos colegas e estimulá-los para a leitura); o Tempo previsto para a dinamização.
- Discussão da proposta com um ou mais dos docentes envolvidos, com vista à introdução de eventuais melhorias.
- Submissão das propostas no formato e prazos estabelecidos pela biblioteca escolar.
- Divulgação das propostas aceites e da calendarização das sessões.
- Realização das sessões.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói e problematiza sentidos, integrando na compreensão dos textos conteúdos apresentados em diversos formatos e linguagens. 5. Referencia leituras, integrando no seu crescimento pessoal a sua experiência e identidade enquanto leitor. 7. Integra a leitura na sua vida pessoal e académica. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.
|
|
Articulação curricular possível Ensino Secundário Português Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
- Berthoud, E., Elderkin, S. (2016). Remédios literários. Lisboa: Quetzal. (Também disponível em e-book)
|