Leitura | Compreender | 3.º Ciclo | História | Português | Compreensão escrita
Localização de informação em textos de uma exposição.
|
|
Objetivos
- Ler, em suportes variados, textos de diferentes géneros.
- Localizar informação em textos escritos.
- Identificar manifestações artísticas do período clássico greco-romano.
- Reconhecer contributos da civilização helénica e romana para o mundo contemporâneo.
|
|
Desenvolvimento Localização de informação em textos de uma exposição.
- Organizar uma exposição sobre “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica” e espalhar a informação por diferentes locais da biblioteca;
- Preparar um questionário interativo, cujas respostas se encontram em diferentes textos da exposição;
- Em pequeno grupo, os alunos circulam pela biblioteca, lendo os textos, localizando as respostas às questões e respondendo ao questionário, de preferência com recurso a um dispositivo eletrónico.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas. 8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 6. Reconhece o valor da informação. 7. Revela imaginação na compreensão (…) textual. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo História Português |
|
Recursos
- Exposição: “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica”. (ou outra)
- Questionário interativo.
|
|
Observações 1. Esta atividade pode conjugar-se com um conjunto mais alargado de ações no âmbito do projeto Clássicos em rede.
2. Embora a temática da exposição proposta seja “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica”, esta mesma metodologia de trabalho pode ser seguida com exposições sobre outras temáticas, em articulação com outras áreas curriculares.
3. Esta atividade pode assumir a forma de campeonato interturmas, considerando-se para cada turma a média das pontuações obtidas por todos os grupos. |