| 
    
       
        Leitura | Compreender | 3.º Ciclo | História | Português | Compreensão escrita
         
        
         
          
           
            Localização de informação em textos de uma exposição.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Ler, em suportes variados, textos de diferentes géneros.Localizar informação em textos escritos.Identificar manifestações artísticas do período clássico greco-romano.Reconhecer contributos da civilização helénica e romana para o mundo contemporâneo. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoLocalização de informação em textos de uma exposição.  
       Organizar uma exposição sobre “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica” e espalhar a informação por diferentes locais da biblioteca;
 
Preparar um questionário interativo, cujas respostas se encontram em diferentes textos da exposição;
 
Em pequeno grupo, os alunos circulam pela biblioteca, lendo os textos, localizando as respostas às questões e respondendo ao questionário, de preferência com recurso a um dispositivo eletrónico. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas.8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões.
 Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura.6. Reconhece o valor da informação.
 7. Revela imaginação na compreensão (…) textual.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível3.º CicloHistória
 Português
 
 | 
 
     
     |   | Recursos 
       Exposição: “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica”. (ou outra)Questionário interativo. 
 | 
 
     
     |  | Observações1.    Esta atividade pode conjugar-se com um conjunto mais alargado de ações no âmbito do projeto Clássicos em rede.
 2.    Embora a temática da exposição proposta seja “Mitos, heróis e lendas da antiguidade clássica”, esta mesma metodologia de trabalho pode ser seguida com exposições sobre outras temáticas, em articulação com outras áreas curriculares.
 
 3.    Esta atividade pode assumir a forma de campeonato interturmas, considerando-se para cada turma a média das pontuações obtidas por todos os grupos.
 |