| 
    
       
        Leitura | Ler | 2.º Ciclo | Educação Visual |Português | Leitura em voz alta
         
        
         
          
           
            Preparação e leitura em voz alta de um texto por semana.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Melhorar a fluência leitora.Realizar leitura em voz alta. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoPreparação e leitura em voz alta de um texto por semana.  
       Cada um dos textos a trabalhar é dividido em tantos excertos quantos os alunos da turma, sendo atribuído a cada excerto um número sequencial.
 
No início de cada semana, são distribuídos aos alunos os excertos de textos numerados, de acordo com o número de cada aluno.
 
Ao longo da semana, os alunos preparam a leitura cuidada do excerto que lhes coube.
 
Na aula de Educação Visual, enquanto produzem trabalhos criativos, cada aluno, seguindo a ordem da lista da turma, lê o seu excerto.
 
Desta forma, enquanto trabalham, os alunos ouvem ler um texto, tendo acesso finalmente à globalidade do mesmo.
 
Na aula de português, o texto global é discutido em grupo turma, de acordo com as orientações do professor. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas.3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).
 Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura.8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível2º cicloEducação Visual
 Português
 
 | 
 
     
     |   | Recursos 
       Um texto (integral ou excerto com unidade de sentido) por semana ao longo do ano. 
 | 
 
     
     |  | ObservaçõesOs textos poderão ser selecionados de acordo com a temática que a turma estiver a trabalhar em Educação Visual. |