Leitura | Ler | 2.º Ciclo | Educação Visual |Português | Leitura em voz alta
Preparação e leitura em voz alta de um texto por semana.
|
|
Objetivos
- Melhorar a fluência leitora.
- Realizar leitura em voz alta.
|
|
Desenvolvimento Preparação e leitura em voz alta de um texto por semana.
- Cada um dos textos a trabalhar é dividido em tantos excertos quantos os alunos da turma, sendo atribuído a cada excerto um número sequencial.
- No início de cada semana, são distribuídos aos alunos os excertos de textos numerados, de acordo com o número de cada aluno.
- Ao longo da semana, os alunos preparam a leitura cuidada do excerto que lhes coube.
- Na aula de Educação Visual, enquanto produzem trabalhos criativos, cada aluno, seguindo a ordem da lista da turma, lê o seu excerto.
- Desta forma, enquanto trabalham, os alunos ouvem ler um texto, tendo acesso finalmente à globalidade do mesmo.
- Na aula de português, o texto global é discutido em grupo turma, de acordo com as orientações do professor.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas. 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita. |
|
Articulação curricular possível 2º ciclo Educação Visual Português |
|
Recursos
- Um texto (integral ou excerto com unidade de sentido) por semana ao longo do ano.
|
|
Observações Os textos poderão ser selecionados de acordo com a temática que a turma estiver a trabalhar em Educação Visual. |