Leitura | Ler | Comunicar | 2.º ciclo | Português | Escolha de leituras| Leitura autónoma | Leitura integral |Partilha de opiniões
Desafio de leitura autónoma lançado pela biblioteca que poderá prolongar-se por todo o ano letivo.
 
 
 
 

Objetivos

  • Apreciar textos variados. 
  • Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura de um texto literário. 
  • Partilhar experiências de leitura autónoma.

 

Desenvolvimento

Desafio de leitura autónoma lançado pela biblioteca que poderá prolongar-se por todo o ano letivo.

  • Divulgação, pela biblioteca, da iniciativa Ler com amigos é ainda melhor (Conselho pedagógico, canais digitais, etc.).

  • Explicação detalhada da iniciativa aos alunos, reforçando a importância da leitura autónoma como forma de desenvolver as suas competências e obter melhores resultados. 

  • Seleção dos livros que vão ser utilizados nesta iniciativa, de entre aqueles que existem na biblioteca em exemplares múltiplos. 

  • Divulgação dos títulos escolhidos, através dos canais de comunicação da biblioteca e de uma exposição dos livros na biblioteca escolar. Pode também recorrer-se a livros de bibliotecas digitais. 

  • Nas aulas de Português, os professores promovem a votação do título que os alunos consideram mais interessante, sendo estes resultados comunicados à biblioteca 

  • A biblioteca apura os títulos mais votados pelo conjunto das turmas, divulga-os e procede às inscrições dos alunos (o número de títulos a apurar deverá assegurar a disponibilidade de livros suficientes para o número de inscritos na atividade). 

  • Requisição dos livros pelos alunos para leitura domiciliária. 

  • Criação pela biblioteca de um mural para a partilha de leituras, onde são lançados posts, um para cada livro, com questões que suscitem a troca de impressões pelos alunos.
(personagens favoritas; sentimentos despertados pela leitura; passagens mais marcantes, estranhas, divertidas; conhecimento sobre o autor; comparação com outras obras sobre o mesmo tema; a quem aconselhariam a leitura do livro e porquê; que música é boa para ouvir enquanto se lê aquele livro e porquê, ...)

  • Interação dos alunos através dos comentários que publicam no mural, moderada pelo professor bibliotecário e pelos professores das turmas intervenientes. 

  • Seleção feita pelos alunos, na última quinzena do trimestre, do comentário mais interessante realizado sobre um dos livros selecionados.

  • O autor do comentário mais votado pela comunidade de leitores será premiado com um livro, numa sessão presencial na biblioteca em que estarão presentes os seus amigos leitores e os professores dos alunos intervenientes.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas. 
2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades.
 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 
5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam. 
9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares. 

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

 

Recursos

 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard