|   | DesenvolvimentoDesafio de leitura autónoma lançado pela biblioteca que poderá prolongar-se por todo o ano letivo.  
            (personagens favoritas; sentimentos despertados pela leitura; passagens mais marcantes, estranhas, divertidas; conhecimento sobre o autor; comparação com outras obras sobre o mesmo tema; a quem aconselhariam a leitura do livro e porquê; que música é boa para ouvir enquanto se lê aquele livro e porquê, ...)Divulgação, pela biblioteca, da iniciativa Ler com amigos é ainda melhor (Conselho pedagógico, canais digitais, etc.).
 
Explicação detalhada da iniciativa aos alunos, reforçando a importância da leitura autónoma como forma de desenvolver as suas competências e obter melhores resultados. 
 
Seleção dos livros que vão ser utilizados nesta iniciativa, de entre aqueles que existem na biblioteca em exemplares múltiplos. 
 
Divulgação dos títulos escolhidos, através dos canais de comunicação da biblioteca e de uma exposição dos livros na biblioteca escolar. Pode também recorrer-se a livros de bibliotecas digitais. 
 
Nas aulas de Português, os professores promovem a votação do título que os alunos consideram mais interessante, sendo estes resultados comunicados à biblioteca 
 
A biblioteca apura os títulos mais votados pelo conjunto das turmas, divulga-os e procede às inscrições dos alunos (o número de títulos a apurar deverá assegurar a disponibilidade de livros suficientes para o número de inscritos na atividade). 
 
Requisição dos livros pelos alunos para leitura domiciliária. 
 
Criação pela biblioteca de um mural para a partilha de leituras, onde são lançados posts, um para cada livro, com questões que suscitem a troca de impressões pelos alunos. 
 
  
            Interação dos alunos através dos comentários que publicam no mural, moderada pelo professor bibliotecário e pelos professores das turmas intervenientes. 
 
Seleção feita pelos alunos, na última quinzena do trimestre, do comentário mais interessante realizado sobre um dos livros selecionados.
 
O autor do comentário mais votado pela comunidade de leitores será premiado com um livro, numa sessão presencial na biblioteca em que estarão presentes os seus amigos leitores e os professores dos alunos intervenientes. 
 | 
 
          
          |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas. 2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades.
 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).
 5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam.
 9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares.
 Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura.3. Participa na troca e debate de ideias.
 4. Manifesta espírito crítico.
 
 |