|
Desenvolvimento Desafio de leitura autónoma lançado pela biblioteca que poderá prolongar-se por todo o ano letivo.
- Divulgação, pela biblioteca, da iniciativa Ler com amigos é ainda melhor (Conselho pedagógico, canais digitais, etc.).
- Explicação detalhada da iniciativa aos alunos, reforçando a importância da leitura autónoma como forma de desenvolver as suas competências e obter melhores resultados.
- Seleção dos livros que vão ser utilizados nesta iniciativa, de entre aqueles que existem na biblioteca em exemplares múltiplos.
- Divulgação dos títulos escolhidos, através dos canais de comunicação da biblioteca e de uma exposição dos livros na biblioteca escolar. Pode também recorrer-se a livros de bibliotecas digitais.
- Nas aulas de Português, os professores promovem a votação do título que os alunos consideram mais interessante, sendo estes resultados comunicados à biblioteca
- A biblioteca apura os títulos mais votados pelo conjunto das turmas, divulga-os e procede às inscrições dos alunos (o número de títulos a apurar deverá assegurar a disponibilidade de livros suficientes para o número de inscritos na atividade).
- Requisição dos livros pelos alunos para leitura domiciliária.
- Criação pela biblioteca de um mural para a partilha de leituras, onde são lançados posts, um para cada livro, com questões que suscitem a troca de impressões pelos alunos.
(personagens favoritas; sentimentos despertados pela leitura; passagens mais marcantes, estranhas, divertidas; conhecimento sobre o autor; comparação com outras obras sobre o mesmo tema; a quem aconselhariam a leitura do livro e porquê; que música é boa para ouvir enquanto se lê aquele livro e porquê, ...)
- Interação dos alunos através dos comentários que publicam no mural, moderada pelo professor bibliotecário e pelos professores das turmas intervenientes.
- Seleção feita pelos alunos, na última quinzena do trimestre, do comentário mais interessante realizado sobre um dos livros selecionados.
- O autor do comentário mais votado pela comunidade de leitores será premiado com um livro, numa sessão presencial na biblioteca em que estarão presentes os seus amigos leitores e os professores dos alunos intervenientes.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas. 2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades. 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam. 9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. |