|
Desenvolvimento Reflexão sobre a corrupção e produção de imagens relativas à mesma. Sessão 1
- O professor bibliotecário apresenta a curta-metragem A Fábula da Corrupção;
- Promove-se um diálogo conjunto na tentativa de extrair a moralidade da fábula partindo-se de questões, como por exemplo:
- As personagens vão mudando de comportamento ao longo da história, porquê?
- Que características podem ser atribuídas a cada personagem (homem, gato, rato maior, ratinhos, cão, burro)?
- Quem é que se comportou melhor? / Quem é que se comportou pior?
- De seguida, o professor bibliotecário explica o que é uma fábula, uma vinheta e uma tira de BD para que os alunos possam elaborar a tarefa da sessão seguinte.
Sessão 2
- O professor bibliotecário e o educador incentivam o relato de situações concretas de corrupção.
- Cada elemento do grupo é convidado a elaborar uma tira de, pelo menos, três vinhetas onde se observe situações como as que relataram (preferencialmente, em modo fábula).
- As bandas desenhadas podem ser criadas em suporte papel ou em suporte digital com recurso a ferramentas próprias.
Sessão 3 Partilha, em grande grupo, das tiras de banda desenhada elaboradas por cada um. Com o conjunto das tiras é elaborado um e-book onde constarão todas as produções e que será partilhado nos canais de comunicação da biblioteca. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 6. Cria textos originais em formatos variados. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |