Leitura | Comunicar | Artes Visuais | Cidadania e Desenvolvimento |Português | e-book |Ensino não presencial
Reflexão sobre a corrupção e produção de imagens relativas à mesma.
 
 
 
 

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos sobre temáticas atuais (suborno; ética; corrupção);
  • Compreender que a corrupção pode surgir de pequenas atitudes e tomar grandes proporções;
  • Recriar situações em formato BD/ fábula;
  • Desenvolver uma postura cívica perante situações do dia a dia;
  • Desenvolver a sensibilidade estética.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre a corrupção e produção de imagens relativas à mesma.

Sessão 1

  • O professor bibliotecário apresenta a curta-metragem A Fábula da Corrupção;
  • Promove-se um diálogo conjunto na tentativa de extrair a moralidade da fábula partindo-se de questões, como por exemplo: 
    • As personagens vão mudando de comportamento ao longo da história, porquê?
    • Que características podem ser atribuídas a cada personagem (homem, gato, rato maior, ratinhos, cão, burro)?
    • Quem é que se comportou melhor? / Quem é que se comportou pior?

  • De seguida, o professor bibliotecário explica o que é uma fábula, uma vinheta e uma tira de BD para que os alunos possam elaborar a tarefa da sessão seguinte.


Sessão 2

  • O professor bibliotecário e o educador incentivam o relato de situações concretas de corrupção.
  • Cada elemento do grupo é convidado a elaborar uma tira de, pelo menos, três vinhetas onde se observe situações como as que relataram (preferencialmente, em modo fábula).
  • As bandas desenhadas podem ser criadas em suporte papel ou em suporte digital com recurso a ferramentas próprias.


Sessão 3

Partilha, em grande grupo, das tiras de banda desenhada elaboradas por cada um.
Com o conjunto das tiras é elaborado um e-book onde constarão todas as produções e que será partilhado nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Educação Artística - Artes Visuais
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Esta atividade pode ser usada para a elaboração de trabalhos a submeter ao concurso Imagens contra a corrupção.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard