Leitura | Ler| Compreender | Comunicar | 1.º ciclo | Cidadania e desenvolvimento | Português | Compreensão escrita |Ensino não presencial |Escrita | Leitura autónoma |Partilha de opiniões
Leitura e exploração do livro A minha avó tem coronavírus.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver e aprofundar competências de compreensão leitora.
  • Ativar conhecimento prévio.
  • Aprofundar a compreensão escrita.
  • Promover respostas pessoais.
  • Estimular a reflexão sobre as ideias do texto.

 

Desenvolvimento

Leitura e exploração do livro A minha avó tem coronavírus.

1ª sessão: (Antes da leitura)

  • Apresentação aos alunos do tema de trabalho: “Corona vírus”;
  • Apresentação aos alunos da Tabela: S (sei) – QS (quero saber) – A (aprendi);
  • Em conversa com os alunos, o docente regista na tabela o que estes sabem sobre o assunto em estudo e, em seguida, o que querem saber;
  • O professor apresenta o livro A minha avó tem coronavírus! e pede que façam a sua leitura autónoma.


2ª sessão: (Durante a leitura)

  • Os alunos fazem a leitura autónoma do livro A minha avó tem coronavírus!;
  • Os alunos participam num quiz interativo sobre o livro lido;
  • O docente identifica determinados acontecimentos e escreve-os na tabela Diagrama de sentimentos, que partilha com os alunos; (ver exemplo abaixo)
  • Os alunos voltam a ler o livro, sendo-lhes solicitado que se coloquem no lugar de uma das personagens (o docente deve assegurar-se de que todas as personagens são assumidas pelo menos por um aluno);
  • O professor envia um formulário em linha aos alunos para registarem os sentimentos da personagem que escolheram. As respostas dos alunos vão permitir a construção da tabela Diagrama de sentimentos.


3ª sessão:

  • O professor apresenta aos alunos a tabela Diagrama de sentimentos com a síntese das conclusões do grupo;
  • O professor volta a apresentar a Tabela: S (sei) – QS (quero saber) – A (aprendi) e, com recurso às intervenções dos alunos, preenche a parte A(aprendi).

4ª sessão: (Depois da leitura)

Exercício de Escrita paralela:
Cada aluno coloca-se no papel do protagonista e escreve uma carta à avó enquanto ela está em isolamento, contando-lhe episódios positivos e engraçados do seu dia-a-dia. Este trabalho é feito num documento partilhado com o(a) professor(a), o qual vai dando sugestões de melhoria até o texto estar aprimorado.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas.
3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
6. Cria textos originais em formatos variados.
8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
6. Reconhece o valor da informação.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

(Existe um questionário sobre a obra em Kahoot)

Observações

  • Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra).
  • A escrita paralela é uma atividade que consiste em escrever um texto narrativo ou poema à semelhança de uma personagem da obra que leram.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard