|   | DesenvolvimentoLeitura e exploração do livro A minha avó tem coronavírus. 1ª sessão: (Antes da leitura)  
       Apresentação aos alunos do tema de trabalho: “Corona vírus”;Apresentação aos alunos da Tabela: S (sei) – QS (quero saber) – A (aprendi);Em conversa com os alunos, o docente regista na tabela o que estes sabem sobre o assunto em estudo e, em seguida, o que querem saber;O professor apresenta o livro A minha avó tem coronavírus! e pede que façam a sua leitura autónoma. 2ª sessão: (Durante a leitura)
  
       Os alunos fazem a leitura autónoma do livro A minha avó tem coronavírus!;Os alunos participam num quiz interativo sobre o livro lido;O docente identifica determinados acontecimentos e escreve-os na tabela Diagrama de sentimentos, que partilha com os alunos; (ver exemplo abaixo)Os alunos voltam a ler o livro, sendo-lhes solicitado que se coloquem no lugar de uma das personagens (o docente deve assegurar-se de que todas as personagens são assumidas pelo menos por um aluno);O professor envia um formulário em linha aos alunos para registarem os sentimentos da personagem que escolheram. As respostas dos alunos vão permitir a construção da tabela Diagrama de sentimentos. 3ª sessão:
  
       O professor apresenta aos alunos a tabela Diagrama de sentimentos com a síntese das conclusões do grupo;O professor volta a apresentar a Tabela: S (sei) – QS (quero saber) – A (aprendi) e, com recurso às intervenções dos alunos, preenche a parte A(aprendi). 4ª sessão: (Depois da leitura) Exercício de Escrita paralela:Cada aluno coloca-se no papel do protagonista e escreve uma carta à avó enquanto ela está em isolamento, contando-lhe episódios positivos e engraçados do seu dia-a-dia. Este trabalho é feito num documento partilhado com o(a) professor(a), o qual vai dando sugestões de melhoria até o texto estar aprimorado.
 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas.3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
 6. Cria textos originais em formatos variados.
 8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.
 Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura.3. Participa na troca e debate de ideias.
 6. Reconhece o valor da informação.
 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.
 
 |