|
Desenvolvimento Leitura e exploração do livro A minha avó tem coronavírus. 1ª sessão: (Antes da leitura)
- Apresentação aos alunos do tema de trabalho: “Corona vírus”;
- Apresentação aos alunos da Tabela: S (sei) – QS (quero saber) – A (aprendi);
- Em conversa com os alunos, o docente regista na tabela o que estes sabem sobre o assunto em estudo e, em seguida, o que querem saber;
- O professor apresenta o livro A minha avó tem coronavírus! e pede que façam a sua leitura autónoma.
2ª sessão: (Durante a leitura)
- Os alunos fazem a leitura autónoma do livro A minha avó tem coronavírus!;
- Os alunos participam num quiz interativo sobre o livro lido;
- O docente identifica determinados acontecimentos e escreve-os na tabela Diagrama de sentimentos, que partilha com os alunos; (ver exemplo abaixo)
- Os alunos voltam a ler o livro, sendo-lhes solicitado que se coloquem no lugar de uma das personagens (o docente deve assegurar-se de que todas as personagens são assumidas pelo menos por um aluno);
- O professor envia um formulário em linha aos alunos para registarem os sentimentos da personagem que escolheram. As respostas dos alunos vão permitir a construção da tabela Diagrama de sentimentos.
3ª sessão:
- O professor apresenta aos alunos a tabela Diagrama de sentimentos com a síntese das conclusões do grupo;
- O professor volta a apresentar a Tabela: S (sei) – QS (quero saber) – A (aprendi) e, com recurso às intervenções dos alunos, preenche a parte A(aprendi).
4ª sessão: (Depois da leitura) Exercício de Escrita paralela: Cada aluno coloca-se no papel do protagonista e escreve uma carta à avó enquanto ela está em isolamento, contando-lhe episódios positivos e engraçados do seu dia-a-dia. Este trabalho é feito num documento partilhado com o(a) professor(a), o qual vai dando sugestões de melhoria até o texto estar aprimorado. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas. 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 6. Cria textos originais em formatos variados. 8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 6. Reconhece o valor da informação. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |