Leitura | Ler | Compreender |Comunicar | Educação Pré-Escolar | Ensino não presencial
Desenvolvimento da consciência fonológica a partir de uma história e de um jogo.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Reconhecer letras e aperceber-se da sua organização em palavras.
  • Estabelecer relações entre a escrita e a mensagem oral.
  • Desenvolver competências de consciência fonológica.
  • Compreender que a leitura e a escrita são atividades que proporcionam prazer e satisfação.
  • Sentir-se competente e capaz de usar a leitura e a escrita, mesmo que em formas muito iniciais e não convencionais.

 

Desenvolvimento

Desenvolvimento da consciência fonológica a partir de uma história e de um jogo.

1.    Sessão síncrona 
A propósito do livro Perigoso! de Tim Warnes, o professor bibliotecário realiza com o grupo algumas atividades antes da leitura. 

Exploração da capa
A exploração da capa do livro permite um momento de predição da história, ativando conhecimentos prévios.

(De que tratará esta história? Quem serão as personagens? Todos conhecem estes animais? Alguém sabe o que está escrito na capa, conhecem algumas destas letras?). 

Com as ideias que surgirem, identificação do título e autor. (Perigoso é o título deste livro, será que se refere a algum destes animais? Qual? Porquê?)

Leitura da história 
Durante a leitura, e tratando-se de crianças não leitoras, deve estabelecer-se uma relação dialógica na leitura em voz alta. Esta leitura é acompanhada do livro aberto, permitindo que as crianças, através da leitura das ilustrações, possam fazer predições sobre o desenvolvimento da narrativa, colocar perguntas sobre o que se vai lendo ou observando, esclarecer dúvidas…

Depois da leitura
Depois da leitura é importante ficar assegurado que todas as crianças perceberam a ideia principal da história. Isto pode ser conseguido recapitulando, em diálogo com todos, um breve resumo da narrativa, pedindo também opiniões sobre a atitude das personagens e o desfecho.

2.    Sessão síncrona ou assíncrona
Com a colaboração do professor bibliotecário, o educador cria um jogo sonoro no âmbito da consciência fonológica, através da descoberta de rimas. Numa aplicação, como por exemplo Educaplay, cria-se um conjunto de cartões com figuras de pares de palavras que rimam, a partir das ilustrações do livro. Por exemplo:
     Sapo Trapo | Amigo Figo | Joaninha Pinha | Toupeira Banheira | Cogumelo Castelo

Os nomes estão mencionados apenas a nível indicativo, pois não é necessário chamar a atenção para a escrita das palavras nesta fase, é só a componente sonora que está em causa. O jogo pode ser disponibilizado na plataforma de aprendizagem da escola, sendo jogado com a colaboração das famílias.

3.    Sessão síncrona
O educador propõe uma atividade de sensibilização da leitura e escrita, através da introdução da noção de palavra. A partir da produção de uma frase curta <crocodilo come>; explica-se às crianças que a frase tem duas partes, a saber, duas palavras. Para representar as palavras concretamente, constrói -se a frase colocando cada palavra num cartão, ou escrevendo-as no computador com uma moldura a isolar cada uma delas.

crocodilo   come

Faz-se uma nova frase com três palavras <Toupeira adora palavras>. A nova frase é colocada ou escrita abaixo da primeira.

crocodilo   come
toupeira   adora   palavras

Discute-se com as crianças o número de palavras e o tamanho da frase, levando as crianças a concluir que a segunda é mais longa, porque tem mais palavras. Posteriormente, o educador mostra, no livro, que, na escrita, as palavras são separadas por pequenos espaços vazios, podendo, ainda, acrescentar outros exemplos de palavras que já conheçam (nome e apelido, por exemplo). Usando os cartões de palavras, pode demonstrar-se às crianças como o sentido ou o significado de uma frase muda quando as palavras são reordenadas.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Reconhece que a escrita, as imagens e outros media transmitem informação.
4. Expressa ideias dominando os códigos básicos da comunicação oral.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

  • Livro: Warnes, Tim (2014) Perigoso! Minutos de Leitura
  • Ferramenta de gamificação: Educaplay

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard