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Desenvolvimento Desenvolvimento da consciência fonológica a partir de uma história e de um jogo. 1. Sessão síncrona A propósito do livro Perigoso! de Tim Warnes, o professor bibliotecário realiza com o grupo algumas atividades antes da leitura. Exploração da capa A exploração da capa do livro permite um momento de predição da história, ativando conhecimentos prévios. (De que tratará esta história? Quem serão as personagens? Todos conhecem estes animais? Alguém sabe o que está escrito na capa, conhecem algumas destas letras?). Com as ideias que surgirem, identificação do título e autor. (Perigoso é o título deste livro, será que se refere a algum destes animais? Qual? Porquê?) Leitura da história Durante a leitura, e tratando-se de crianças não leitoras, deve estabelecer-se uma relação dialógica na leitura em voz alta. Esta leitura é acompanhada do livro aberto, permitindo que as crianças, através da leitura das ilustrações, possam fazer predições sobre o desenvolvimento da narrativa, colocar perguntas sobre o que se vai lendo ou observando, esclarecer dúvidas… Depois da leitura Depois da leitura é importante ficar assegurado que todas as crianças perceberam a ideia principal da história. Isto pode ser conseguido recapitulando, em diálogo com todos, um breve resumo da narrativa, pedindo também opiniões sobre a atitude das personagens e o desfecho. 2. Sessão síncrona ou assíncrona Com a colaboração do professor bibliotecário, o educador cria um jogo sonoro no âmbito da consciência fonológica, através da descoberta de rimas. Numa aplicação, como por exemplo Educaplay, cria-se um conjunto de cartões com figuras de pares de palavras que rimam, a partir das ilustrações do livro. Por exemplo: Sapo Trapo | Amigo Figo | Joaninha Pinha | Toupeira Banheira | Cogumelo Castelo Os nomes estão mencionados apenas a nível indicativo, pois não é necessário chamar a atenção para a escrita das palavras nesta fase, é só a componente sonora que está em causa. O jogo pode ser disponibilizado na plataforma de aprendizagem da escola, sendo jogado com a colaboração das famílias. 3. Sessão síncrona O educador propõe uma atividade de sensibilização da leitura e escrita, através da introdução da noção de palavra. A partir da produção de uma frase curta <crocodilo come>; explica-se às crianças que a frase tem duas partes, a saber, duas palavras. Para representar as palavras concretamente, constrói -se a frase colocando cada palavra num cartão, ou escrevendo-as no computador com uma moldura a isolar cada uma delas. crocodilo come Faz-se uma nova frase com três palavras <Toupeira adora palavras>. A nova frase é colocada ou escrita abaixo da primeira. crocodilo come toupeira adora palavras Discute-se com as crianças o número de palavras e o tamanho da frase, levando as crianças a concluir que a segunda é mais longa, porque tem mais palavras. Posteriormente, o educador mostra, no livro, que, na escrita, as palavras são separadas por pequenos espaços vazios, podendo, ainda, acrescentar outros exemplos de palavras que já conheçam (nome e apelido, por exemplo). Usando os cartões de palavras, pode demonstrar-se às crianças como o sentido ou o significado de uma frase muda quando as palavras são reordenadas. |