Leitura | Compreender | Comunicar |Educação Pré-Escolar | Oralidade 
Dinamização de uma sessão de requisição domiciliária motivadora.
 
 
 
 

Objetivos

  • Estimular o gosto pela requisição de livros.
  • Conhecer e manusear livros. 
  • Fazer previsões acerca do conteúdo dos livros a partir da capa.

 

Desenvolvimento

Dinamização de uma sessão de requisição domiciliária motivadora.

  • Organização pelo professor bibliotecário, em colaboração com o/ a educador(a), de duas ou três mesas com livros variados dispostos de forma atrativa. Deve haver bastantes mais livros que crianças.

  • No início da sessão, convite às crianças para observarem as capas dos livros e conversarem sobre elas, fazendo previsões sobre as histórias.

  • Escolha, por cada criança, de um cartão de um pequeno baralho. (Por exemplo: 16 crianças – 16 cartões: 4 vermelhos, 4 verdes, 4 amarelos, 4 azuis).

  • As crianças que tiraram os cartões de uma das cores são as primeiras a ir às mesas e escolher os livros. Cada uma escolhe aquele cuja capa mais lhe agradou. Segue-se o mesmo processo com as crianças que têm os cartões de cada uma das outras cores.

  • As crianças sentam-se e cada uma observa calmamente o conteúdo do livro escolhido. Se este lhe agradar como aconteceu com a capa, irá requisitá-lo. Se o conteúdo do livro a desiludir, pode ir às mesas escolher um outro livro para requisitar.

  • Cabe ao/ à educador(a) decidir se os livros são para leitura em casa com a família, ou para trabalhar na sala.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Manuseia e lê livros, por sua iniciativa ou sugestão de outros (educadores, professores e família). 
2. Escolhe livros de acordo com os seus gostos e curiosidade. 

Atitudes e valores 

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

  • Livros na maior variedade possível

Observações

Numa próxima sessão, as crianças poderão partilhar as leituras que fizeram e os eventuais produtos realizados a partir dessas leituras.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard