Leitura | Compreender | Comunicar |Educação Pré-Escolar | Oralidade
Dinamização de uma sessão de requisição domiciliária motivadora.
|
|
Objetivos
- Estimular o gosto pela requisição de livros.
- Conhecer e manusear livros.
- Fazer previsões acerca do conteúdo dos livros a partir da capa.
|
|
Desenvolvimento Dinamização de uma sessão de requisição domiciliária motivadora.
- Organização pelo professor bibliotecário, em colaboração com o/ a educador(a), de duas ou três mesas com livros variados dispostos de forma atrativa. Deve haver bastantes mais livros que crianças.
- No início da sessão, convite às crianças para observarem as capas dos livros e conversarem sobre elas, fazendo previsões sobre as histórias.
- Escolha, por cada criança, de um cartão de um pequeno baralho. (Por exemplo: 16 crianças – 16 cartões: 4 vermelhos, 4 verdes, 4 amarelos, 4 azuis).
- As crianças que tiraram os cartões de uma das cores são as primeiras a ir às mesas e escolher os livros. Cada uma escolhe aquele cuja capa mais lhe agradou. Segue-se o mesmo processo com as crianças que têm os cartões de cada uma das outras cores.
- As crianças sentam-se e cada uma observa calmamente o conteúdo do livro escolhido. Se este lhe agradar como aconteceu com a capa, irá requisitá-lo. Se o conteúdo do livro a desiludir, pode ir às mesas escolher um outro livro para requisitar.
- Cabe ao/ à educador(a) decidir se os livros são para leitura em casa com a família, ou para trabalhar na sala.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Manuseia e lê livros, por sua iniciativa ou sugestão de outros (educadores, professores e família). 2. Escolhe livros de acordo com os seus gostos e curiosidade. Atitudes e valores 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
- Livros na maior variedade possível
|
|
Observações Numa próxima sessão, as crianças poderão partilhar as leituras que fizeram e os eventuais produtos realizados a partir dessas leituras. |