Leitura | Compreender | Comunicar |Educação Pré-Escolar | Expressão plástica |Oralidade | Vídeo
Com base na leitura de um ou dois livros sobre a temática do medo, identificação e desmistificação dos próprios medos.
|
|
Objetivos
- Levar as crianças a identificar os seus medos.
- Desmistificar os medos, levando as crianças a expressarem o que as assusta.
- Desenvolver a oralidade e a expressão verbal e plástica.
|
|
Desenvolvimento Com base na leitura de um ou dois livros sobre a temática do medo, identificação e desmistificação dos próprios medos.
- Apresentação de Livro dos Medos, de Adélia Carvalho, ou de Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato, de Emily Gravett.
- Diálogo com os alunos sobre os seus medos (o que mais os atemoriza; porquê; estratégias para ultrapassar os medos; …).
- Atividade de expressão plástica sobre o mesmo tema: construção de fantoches que representem o maior medo de cada criança.
- Registo em vídeo dos diferentes medos, com recurso aos fantoches construídos.
- Edição de um filme: Os nossos medos.
- Carregamento do vídeo no canal Youtube ou Vimeo da biblioteca escolar.
- Divulgação do mesmo nos canais de comunicação da biblioteca escolar.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 4. Expressa ideias dominando os códigos básicos da comunicação oral. 6. Inventa e recria histórias, representando-as através da linguagem verbal e não verbal. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 3. Participa na troca e debate de ideias. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
- Carvalho, A. (2015). Livro dos Medos. Porto: Trampolim.
- Gravett, E. (2010). Grande livro dos medos do pequeno rato. Lisboa: Livros Horizonte.
- Materiais para construção dos fantoches.
- Ferramentas digitais para criação de vídeo
|