Leitura | Compreender | Comunicar |Educação Pré-Escolar | Expressão plástica |Oralidade | Vídeo
Com base na leitura de um ou dois livros sobre a temática do medo, identificação e desmistificação dos próprios medos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Levar as crianças a identificar os seus medos. 
  • Desmistificar os medos, levando as crianças a expressarem o que as assusta. 
  • Desenvolver a oralidade e a expressão verbal e plástica.

 

Desenvolvimento

Com base na leitura de um ou dois livros sobre a temática do medo, identificação e desmistificação dos próprios medos. 

  • Apresentação de Livro dos Medos, de Adélia Carvalho, ou de Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato, de Emily Gravett.

  • Diálogo com os alunos sobre os seus medos (o que mais os atemoriza; porquê; estratégias para ultrapassar os medos; …).
     
  • Atividade de expressão plástica sobre o mesmo tema: construção de fantoches que representem o maior medo de cada criança.
     
  • Registo em vídeo dos diferentes medos, com recurso aos fantoches construídos.

  • Edição de um filme: Os nossos medos.

  • Carregamento do vídeo no canal Youtube ou Vimeo da biblioteca escolar.

  • Divulgação do mesmo nos canais de comunicação da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

4. Expressa ideias dominando os códigos básicos da comunicação oral. 
6. Inventa e recria histórias, representando-as através da linguagem verbal e não verbal.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
3. Participa na troca e debate de ideias.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

  • Carvalho, A. (2015). Livro dos Medos. Porto: Trampolim. 
  • Gravett, E. (2010). Grande livro dos medos do pequeno rato. Lisboa: Livros Horizonte. 
  • Materiais para construção dos fantoches. 
  • Ferramentas digitais para criação de vídeo

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard