|
Desenvolvimento Exploração crítica do conceito de notícias falsas.
- Visualização do vídeo produzido pela International Fact-Checking Network para o International Fact-Checking Day 2017 Do we still care about the truth? para introdução ao tema.
- Os professores:
- Conversam com os alunos sobre onde leem/ veem notícias e como se mantêm informados.
- Os docentes deverão certificar-se de que os alunos estão familiarizados com o conceito de fake news (notícias construídas com o propósito de enganar, influenciar, retirar dividendos políticos…) e de propaganda (informação exagerada ou falsa, espalhada com o propósito de beneficiar ou promover alguém ou alguma coisa).
- Apresentam o vídeo “Fake news on Facebook”, disponibilizado por Channel One News, ativando as legendas (também em inglês) para tornar mais fácil a compreensão.
- Discussão em grande grupo:
- Porque é que as pessoas (nomeadamente, neste caso, os jovens da Macedónia) criam sites de notícias falsas? (Para ganhar dinheiro).
- Como é que o Facebook e a Google estão a tentar resolver o problema? (bloqueando sites que estão a fazer dinheiro com publicidade).
- Será que Obama tem razão quando diz que se não soubermos distinguir os factos reais da propaganda temos problemas?
- Se cada um partilhar pelos seus amigos uma notícia falsa, porque não verifica ou não sabe verificar, qual o efeito?
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Consultam as redes sociais que normalmente utilizam;
- Analisam notícias das fontes habituais, aplicando um dos instrumentos de deteção fornecidos;
- Comunicam as conclusões.
- Apresentação de propostas de ações a desenvolver na escola e na comunidade.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...). 3. Infere sobre os propósitos e intenções de mensagens mediáticas numa vasta gama de media. 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e à audiência. 6. Seleciona criteriosamente produtos mediáticos, com base no seu valor e noutros critérios relevantes, assumindo-se como um consumidor esclarecido. 7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |