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Exploração crítica do conceito de notícias falsas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre o impacto das notícias falsas.
  • Usar estratégias para identificar notícias falsas.

 

Desenvolvimento

Exploração crítica do conceito de notícias falsas.

  • Visualização do vídeo produzido pela International Fact-Checking Network para o International Fact-Checking Day 2017 Do we still care about the truth? para introdução ao tema.

  • Os professores:
    • Conversam com os alunos sobre onde leem/ veem notícias e como se mantêm informados.
    • Os docentes deverão certificar-se de que os alunos estão familiarizados com o conceito de fake news (notícias construídas com o propósito de enganar, influenciar, retirar dividendos políticos…) e de propaganda (informação exagerada ou falsa, espalhada com o propósito de beneficiar ou promover alguém ou alguma coisa).
    • Apresentam o vídeo “Fake news on Facebook”, disponibilizado por Channel One News, ativando as legendas (também em inglês) para tornar mais fácil a compreensão.

  • Discussão em grande grupo:
    • Porque é que as pessoas (nomeadamente, neste caso, os jovens da Macedónia) criam sites de notícias falsas? (Para ganhar dinheiro).
    • Como é que o Facebook e a Google estão a tentar resolver o problema? (bloqueando sites que estão a fazer dinheiro com publicidade).
    • Será que Obama tem razão quando diz que se não soubermos distinguir os factos reais da propaganda temos problemas?
    • Se cada um partilhar pelos seus amigos uma notícia falsa, porque não verifica ou não sabe verificar, qual o efeito?

  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • Consultam as redes sociais que normalmente utilizam;
    • Analisam notícias das fontes habituais, aplicando um dos instrumentos de deteção fornecidos;
    • Comunicam as conclusões.

  • Apresentação de propostas de ações a desenvolver na escola e na comunidade.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...). 
3. Infere sobre os propósitos e intenções de mensagens mediáticas numa vasta gama de media.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e à audiência. 
6. Seleciona criteriosamente produtos mediáticos, com base no seu valor e noutros critérios relevantes, assumindo-se como um consumidor esclarecido.
7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Filosofia
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Filme e plano de aula adaptado a partir de How to spot fake news.

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