|   | DesenvolvimentoAnálise dos conteúdos de uma campanha em prol da sustentabilidade e criação de mensagens e produtos mediáticos para defesa de uma causa. 1. Os docentes orientam os alunos na análise de alguns dos produtos mediáticos[1] disponibilizados no âmbito da campanha O futuro do planeta não é reciclável, explorando a forma como a publicidade pode ser usada para fins não comerciais e para a defesa de causas (a publicidade como comunicação ambiental estratégica).Possíveis questões orientadoras: •    Qual é a mensagem transmitida?
 •    A quem se destina a mensagem?
 •    Quais são os objetivos?
 •    Os conteúdos (imagens, texto…) são apelativos/ comoventes/ perturbadores/ preocupantes (…)?
 •    Qual é o papel das imagens e dos sons (vídeo, cartazes) na transmissão da mensagem? [1] Anúncio de TV; Making Of do Anúncio de TV; Um País Unido Pelo Futuro - cartazes; Anúncio de Rádio (…).
 2. Em pequenos grupos, os alunos:  
       Escolhem uma causa que queiram defender (ambiental; animais abandonados; voluntariado; recolha e distribuição de bens alimentares ou outros…).Redigem textos curtos/ slogans que apelem à participação nessa causa e/ ou transmitam a mensagem a ela associada.Selecionam imagens significativas que sustentem/ enfatizem as suas afirmações, Com os textos e imagens, criam infográficos, vídeos, cartazes, spots para a rádio escola/ rádio local. 3. Os trabalhos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento, na rádio local, … 
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     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.
 Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media.5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
 
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