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Desenvolvimento Análise dos conteúdos de uma campanha em prol da sustentabilidade e criação de mensagens e produtos mediáticos para defesa de uma causa. 1. Os docentes orientam os alunos na análise de alguns dos produtos mediáticos[1] disponibilizados no âmbito da campanha O futuro do planeta não é reciclável, explorando a forma como a publicidade pode ser usada para fins não comerciais e para a defesa de causas (a publicidade como comunicação ambiental estratégica). Possíveis questões orientadoras: • Qual é a mensagem transmitida? • A quem se destina a mensagem? • Quais são os objetivos? • Os conteúdos (imagens, texto…) são apelativos/ comoventes/ perturbadores/ preocupantes (…)? • Qual é o papel das imagens e dos sons (vídeo, cartazes) na transmissão da mensagem? [1] Anúncio de TV; Making Of do Anúncio de TV; Um País Unido Pelo Futuro - cartazes; Anúncio de Rádio (…). 2. Em pequenos grupos, os alunos:
- Escolhem uma causa que queiram defender (ambiental; animais abandonados; voluntariado; recolha e distribuição de bens alimentares ou outros…).
- Redigem textos curtos/ slogans que apelem à participação nessa causa e/ ou transmitam a mensagem a ela associada.
- Selecionam imagens significativas que sustentem/ enfatizem as suas afirmações,
- Com os textos e imagens, criam infográficos, vídeos, cartazes, spots para a rádio escola/ rádio local.
3. Os trabalhos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento, na rádio local, … |
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. 5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências. Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |