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        Media | Refletir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Redes sociais
         
        
         
          
           
            Reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais.
           
            
           
            
           
         
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     |   | Objetivos 
       Identificar usos diferenciados das redes sociais.Reconhecer riscos e oportunidades no uso das redes sociais. 
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     |   | DesenvolvimentoReflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais.  
       Os jovens antes dos 18 anos costumam influenciar as leis de um país? O que leva estes jovens a terem essa capacidade? (Terem vivenciado o problema; terem competências de pensamento crítico; estarem atentos ao que os rodeia; serem competentes a usar as redes sociais; terem capacidade de falar em público; …) Que forças opostas têm de enfrentar? (NRA e lóbi das armas) Como é que essas forças atuam? E vocês, sentem-se capazes de fazer uma campanha por uma causa nas redes sociais? Que causa vos mobilizaria?Os docentes lançam o debate Redes sociais: uma moeda com duas faces.
 
Para realizar uma espécie de prós e contras, a turma divide-se entre os que vão defender as vantagens das redes sociais e aqueles que as consideram um risco.
 
Previamente à realização do debate, os alunos de cada grupo (prós e contras) subdividem-se em pequenos grupos e listam argumentos. Podem consultar na Internet recursos indicados ou outros para completarem a sua argumentação.
 
Os subgrupos reúnem-se para compilarem os seus argumentos e decidir o que cada um irá dizer durante o debate.
 
A moderação do debate pode ficar a cargo de dois alunos ou dos docentes.
 
O registo dos argumentos vai sendo projetado e no final, os moderadores fazem o balanço.
 
Em aula ou momento posterior, os docentes apresentam algumas notícias de jornais e revistas em linha sobre o movimento de jovens nos EUA contra o uso de armas, na sequência do tiroteio numa escola da Florida.
 
Antes da leitura das notícias, numa pequena conversa, os alunos dizem o que sabem sobre o assunto.
 
Formação de grupos. Os alunos de cada grupo leem o artigo da Visão e um dos dois outros indicados (Público ou DN).
 
Cada grupo deverá registar o que mais os impressionou para depois ser discutido em grande grupo. 
 
Tópicos para orientar a discussão: 
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     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública.3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.
 Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media.7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
 
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     |   | Articulação curricular possível3.º CicloPortuguês
 Cidadania e Desenvolvimento
 
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     |   | Recursos
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     |  | ObservaçõesDas conclusões do debate poderá resultar a dinamização de uma campanha na comunidade, ou, no caso de os alunos se acharem sem as competências necessárias, o planeamento de ações que os ajudem a adquirir essas competências. |