Media | Refletir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Redes sociais
Reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais.
|
|
Objetivos
- Identificar usos diferenciados das redes sociais.
- Reconhecer riscos e oportunidades no uso das redes sociais.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais.
- Os docentes lançam o debate Redes sociais: uma moeda com duas faces.
- Para realizar uma espécie de prós e contras, a turma divide-se entre os que vão defender as vantagens das redes sociais e aqueles que as consideram um risco.
- Previamente à realização do debate, os alunos de cada grupo (prós e contras) subdividem-se em pequenos grupos e listam argumentos. Podem consultar na Internet recursos indicados ou outros para completarem a sua argumentação.
- Os subgrupos reúnem-se para compilarem os seus argumentos e decidir o que cada um irá dizer durante o debate.
- A moderação do debate pode ficar a cargo de dois alunos ou dos docentes.
- O registo dos argumentos vai sendo projetado e no final, os moderadores fazem o balanço.
- Em aula ou momento posterior, os docentes apresentam algumas notícias de jornais e revistas em linha sobre o movimento de jovens nos EUA contra o uso de armas, na sequência do tiroteio numa escola da Florida.
- Antes da leitura das notícias, numa pequena conversa, os alunos dizem o que sabem sobre o assunto.
- Formação de grupos. Os alunos de cada grupo leem o artigo da Visão e um dos dois outros indicados (Público ou DN).
- Cada grupo deverá registar o que mais os impressionou para depois ser discutido em grande grupo.
- Tópicos para orientar a discussão:
Os jovens antes dos 18 anos costumam influenciar as leis de um país? O que leva estes jovens a terem essa capacidade? (Terem vivenciado o problema; terem competências de pensamento crítico; estarem atentos ao que os rodeia; serem competentes a usar as redes sociais; terem capacidade de falar em público; …) Que forças opostas têm de enfrentar? (NRA e lóbi das armas) Como é que essas forças atuam? E vocês, sentem-se capazes de fazer uma campanha por uma causa nas redes sociais? Que causa vos mobilizaria? |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública. 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Português Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações Das conclusões do debate poderá resultar a dinamização de uma campanha na comunidade, ou, no caso de os alunos se acharem sem as competências necessárias, o planeamento de ações que os ajudem a adquirir essas competências. |