Media | Refletir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Redes sociais
Reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar usos diferenciados das redes sociais.
  • Reconhecer riscos e oportunidades no uso das redes sociais.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais.

  • Os docentes lançam o debate Redes sociais: uma moeda com duas faces.

  • Para realizar uma espécie de prós e contras, a turma divide-se entre os que vão defender as vantagens das redes sociais e aqueles que as consideram um risco.

  • Previamente à realização do debate, os alunos de cada grupo (prós e contras) subdividem-se em pequenos grupos e listam argumentos. Podem consultar na Internet recursos indicados ou outros para completarem a sua argumentação.

  • Os subgrupos reúnem-se para compilarem os seus argumentos e decidir o que cada um irá dizer durante o debate.

  • A moderação do debate pode ficar a cargo de dois alunos ou dos docentes.

  • O registo dos argumentos vai sendo projetado e no final, os moderadores fazem o balanço.

  • Em aula ou momento posterior, os docentes apresentam algumas notícias de jornais e revistas em linha sobre o movimento de jovens nos EUA contra o uso de armas, na sequência do tiroteio numa escola da Florida.

  • Antes da leitura das notícias, numa pequena conversa, os alunos dizem o que sabem sobre o assunto.

  • Formação de grupos. Os alunos de cada grupo leem o artigo da Visão e um dos dois outros indicados (Público ou DN).

  • Cada grupo deverá registar o que mais os impressionou para depois ser discutido em grande grupo. 

  • Tópicos para orientar a discussão:
 
Os jovens antes dos 18 anos costumam influenciar as leis de um país? O que leva estes jovens a terem essa capacidade? (Terem vivenciado o problema; terem competências de pensamento crítico; estarem atentos ao que os rodeia; serem competentes a usar as redes sociais; terem capacidade de falar em público; …) Que forças opostas têm de enfrentar? (NRA e lóbi das armas) Como é que essas forças atuam? E vocês, sentem-se capazes de fazer uma campanha por uma causa nas redes sociais? Que causa vos mobilizaria?

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública.
3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Das conclusões do debate poderá resultar a dinamização de uma campanha na comunidade, ou, no caso de os alunos se acharem sem as competências necessárias, o planeamento de ações que os ajudem a adquirir essas competências.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard