|
Desenvolvimento Estudo e compreensão do fenómeno das notícias falsas.
- Os professores conversam com os alunos sobre o conceito de fake news ou notícias falsas.
Os alunos contribuem para a conversa, dizendo o que sabem sobre o assunto e dando os exemplos que conhecem.
Os docentes deverão deixar clara a distinção entre notícias falsas e notícias dadas por engano, por se ter querido cobrir um acontecimento depressa demais, por exemplo. Trata-se de notícias inventadas com a intenção de enganar, de influenciar a opinião pública, de obter likes, … Sempre existiram, mas agora de uma forma muito amplificada por ser muito fácil espalhá-las pelas redes sociais. Já são usadas em manobras políticas entre estados.
- Em pequeno grupo, os alunos analisam os vários instrumentos disponibilizados pela biblioteca escolar para identificar notícias falsas e escolhem um para orientar a tarefa que vão realizar a seguir.
- Cada grupo fica responsável por uma das notícias fornecidas pelos professores. Depois da leitura dessa notícia e tendo em conta o instrumento escolhido, identifica os indícios que, na notícia, podem levar a classificá-la como falsa, seguindo as estratégias indicadas no instrumento.
- Esta tarefa pode ser realizada com recurso a um mural digital criado para o efeito, de forma a que, no final, cada grupo possa afixar a notícia que leu, o instrumento que usou e as suas conclusões.
- Discussão em grande grupo (concluir da importância de utilizar estratégias de deteção para não sermos enganados).
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública. 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. 5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências. 6. Realiza e justifica a escolha de produtos mediáticos, com base em critérios de valor (relevância, impacto, atualidade, qualidade estética, fiabilidade, ...) 8. Interpreta criticamente situações em que a ética na comunicação foi infringida, atuando para as prevenir ou ultrapassar (netiqueta, direitos de imagem, respeito, propriedade intelectual, …). Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media |