|   | DesenvolvimentoReflexão sobre a relevância das notícias disponíveis em linha.  
       (Por exemplo: o assunto da notícia tem influência na vida de um grande número de pessoas; tem a ver com o futuro do país/ do planeta; tem a ver com a qualidade de vida; relaciona-se com os nossos interesses [desporto, videojogos, gadgets ]…)Os docentes selecionam uma série de notícias em linha: umas que se insiram na categoria das notícias que não são relevantes (crimes isolados, vidas de “famosos”, fait-divers, …) e outras que sejam relevantes (educação, alterações climáticas, economia, saúde, vida saudável, …)
 
Projetando várias notícias, os docentes vão debatendo com os alunos os objetivos e o público-alvo de cada uma delas.
 
Em pequeno grupo, os alunos fazem um brainstorming sobre como avaliam a importância das notícias que encontram em linha, como e porque decidem que vão ler mais do que o título. Um dos elementos do grupo regista as ideias.  
 
  
        
         
         Cada grupo comunica as conclusões que, depois de discutidas, vão sendo registadas e projetadas sob o título  Esta notícia interessa? Critérios
  
       Cada grupo recebe hiperligações para uma série de notícias que irão analisar de acordo com os critérios definidos, classificando-as como relevantes ou não relevantes e preparando-se para apresentarem a sua justificação à turma.
 
Apresentação das conclusões e sua discussão.
 
Poderá concluir-se com o título desta atividade: Se ao lermos uma notícia, fizermos a pergunta “E o que é que isto adianta?” e a resposta for “Nada” ou “Só diz respeito aos envolvidos”, ou “Só serve para ganhar audiência”, então não vale a pena perdermos o nosso tempo. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.6. Realiza e justifica a escolha de produtos mediáticos, com base em critérios de valor (relevância, impacto, atualidade, qualidade estética, fiabilidade, ...).
 Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media.7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
 
 |