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Desenvolvimento Reflexão sobre a relevância das notícias disponíveis em linha.
- Os docentes selecionam uma série de notícias em linha: umas que se insiram na categoria das notícias que não são relevantes (crimes isolados, vidas de “famosos”, fait-divers, …) e outras que sejam relevantes (educação, alterações climáticas, economia, saúde, vida saudável, …)
- Projetando várias notícias, os docentes vão debatendo com os alunos os objetivos e o público-alvo de cada uma delas.
- Em pequeno grupo, os alunos fazem um brainstorming sobre como avaliam a importância das notícias que encontram em linha, como e porque decidem que vão ler mais do que o título. Um dos elementos do grupo regista as ideias.
(Por exemplo: o assunto da notícia tem influência na vida de um grande número de pessoas; tem a ver com o futuro do país/ do planeta; tem a ver com a qualidade de vida; relaciona-se com os nossos interesses [desporto, videojogos, gadgets ]…)
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- Cada grupo comunica as conclusões que, depois de discutidas, vão sendo registadas e projetadas sob o título
Esta notícia interessa? Critérios
- Cada grupo recebe hiperligações para uma série de notícias que irão analisar de acordo com os critérios definidos, classificando-as como relevantes ou não relevantes e preparando-se para apresentarem a sua justificação à turma.
- Apresentação das conclusões e sua discussão.
- Poderá concluir-se com o título desta atividade:
Se ao lermos uma notícia, fizermos a pergunta “E o que é que isto adianta?” e a resposta for “Nada” ou “Só diz respeito aos envolvidos”, ou “Só serve para ganhar audiência”, então não vale a pena perdermos o nosso tempo. |
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. 6. Realiza e justifica a escolha de produtos mediáticos, com base em critérios de valor (relevância, impacto, atualidade, qualidade estética, fiabilidade, ...). Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |