| 
    
       
        Media | 2.º Ciclo | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Publicidade | Cartazes | Filmes | Infográficos | Podcasts  
         
        
         
          
           
            Análise dos conteúdos de uma campanha em prol da sustentabilidade e da solidariedade e criação de mensagens e produtos mediáticos para mobilização da comunidade.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Participar ativamente numa campanha em prol da sustentabilidade e da solidariedade.Refletir sobre comportamentos individuais e coletivos.Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em ações ligadas à sua melhoria.Criar um produto mediático. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoAnálise dos conteúdos de uma campanha em prol da sustentabilidade e da solidariedade e criação de mensagens e produtos mediáticos para mobilização da comunidade.  
       Possíveis questões orientadoras: Qual é a mensagem transmitida? | A quem se destina a mensagem? | Quais são os objetivos? | Os conteúdos (imagens, texto…) são apelativos/ comoventes/ perturbadores/ preocupantes (…)? | Qual é o papel das imagens na transmissão da mensagem?Os docentes orientam os alunos na análise dos materiais de comunicação disponibilizados no âmbito da campanha “Papel por alimentos”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, explorando a forma como a publicidade pode ser usada para fins não comerciais e para a defesa de causas (sustentabilidade e solidariedade). 
 
  
       (O que é?; Como posso ajudar?; Que tipo de papel é aceite?; Que tipo de papel não é aceite?);Os docentes desafiam os alunos a realizar uma campanha na escola/ comunidade. Partindo dos materiais explorados, os alunos deverão criar outros, em diferentes formatos (infográficos, vídeos, cartazes, spots para a rádio…), que transmitam a mesma mensagem e levem o público a repensar/ mudar as suas atitudes e a apoiar esta causa.
 
Em pequenos grupos, os alunos:
  
         Exploram a informação disponibilizada no sítio Web da iniciativa 
 
  
        
         
         Definem e apresentam à turma as ideias/ estratégias que gostariam de desenvolver;
 
Redigem textos curtos/ slogans que apelem à participação da escola/ comunidade;
 
Criam imagens significativas que sustentem/ enfatizem as suas afirmações;
 
Com os textos e imagens, criam infográficos, vídeos, cartazes, spots para a rádio escola/ rádio local.
 
Os trabalhos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento, na rádio local,  
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …).
 5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida.
 Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media.5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível2.º CicloPortuguês
 
 Cidadania e desenvolvimento
 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 | 
 
     
     |  | Observações1.    Esta proposta foi adaptada da atividade “Papel solidário” da Professora Bibliotecária Ana Paula Almeida do AE de Monchique. 2.    Esta atividade pode ser articulada com as disciplinas de língua estrangeira, por exemplo, para criação de materiais de comunicação bilingues.
 |