Media | Produzir |2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Visual | Mensagens mediáticas
Análise das partes constitutivas de produtos mediáticos. Construção de um produto.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar os vários elementos de um produto mediático.
  • Perceber a intenção do criador de media quando constrói um determinado produto.
  • Criar um produto mediático.

 

Desenvolvimento

Análise das partes constitutivas de produtos mediáticos. Construção de um produto. 

  • Visionamento do vídeo da MediaSmarts  - Canada Centre for digital and media literacy, “Os media são construções”.

  • Depois de uma primeira apresentação do vídeo completo, pode fazer-se uma apresentação com várias pausas, para que os docentes explorem detalhadamente com os alunos o conteúdo do vídeo.

  • Com base em alguns produtos de media previamente selecionados pelo professor bibliotecário, em pequeno grupo, os alunos:

    • Analisam uma página Web, anúncio, ou vídeo e identificam todas as partes da sua construção, a articulação entre essas partes e o objetivo do autor;

    • Apresentam as conclusões à turma.

  • Num segundo momento, também em pequenos grupos, os alunos analisam caixas de cereais destinadas a consumidores diferentes: crianças pequenas, crianças e jovens, adultos. Todas as caixas passarão à vez por cada grupo. Farão a identificação dos vários elementos das caixas e das finalidades que servem.
 
(logotipo, imagem do cereal, imagem de outro alimento que acompanhe o cereal, [como, por exemplo, frutos], slogan, outras imagens, mascote [se houver], ingredientes, informação nutricional, …)
 
  • Cada grupo pensa num determinado público-alvo e elabora um projeto de caixa de cereais destinada a esse público. A caixa deverá conter os elementos identificados anteriormente.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …).
5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

2.º Ciclo
Educação Visual

Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

  • Vídeo da MediaSmarts Os media são construções?
  • Produtos mediáticos variados, por exemplo:
    • Cartaz outdoor 
    • Página Web
    • Vídeo
  • Caixas de cereais

Observações

Atividade adaptada a partir de: http://mediasmarts.ca/lessonplan/media-literacy-key-concepts-lesson-2-media-are-constructions

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard