|
Desenvolvimento Análise das partes constitutivas de produtos mediáticos. Construção de um produto.
- Visionamento do vídeo da MediaSmarts - Canada Centre for digital and media literacy, “Os media são construções”.
- Depois de uma primeira apresentação do vídeo completo, pode fazer-se uma apresentação com várias pausas, para que os docentes explorem detalhadamente com os alunos o conteúdo do vídeo.
- Com base em alguns produtos de media previamente selecionados pelo professor bibliotecário, em pequeno grupo, os alunos:
- Analisam uma página Web, anúncio, ou vídeo e identificam todas as partes da sua construção, a articulação entre essas partes e o objetivo do autor;
- Apresentam as conclusões à turma.
- Num segundo momento, também em pequenos grupos, os alunos analisam caixas de cereais destinadas a consumidores diferentes: crianças pequenas, crianças e jovens, adultos. Todas as caixas passarão à vez por cada grupo. Farão a identificação dos vários elementos das caixas e das finalidades que servem.
(logotipo, imagem do cereal, imagem de outro alimento que acompanhe o cereal, [como, por exemplo, frutos], slogan, outras imagens, mascote [se houver], ingredientes, informação nutricional, …)
- Cada grupo pensa num determinado público-alvo e elabora um projeto de caixa de cereais destinada a esse público. A caixa deverá conter os elementos identificados anteriormente.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …). 5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |