|
Desenvolvimento Exercícios de produção textual a partir de uma notícia. A primeira sessão é dinamizada pelo professor bibliotecário sendo as sessões 2, 3 e 4 pelo docente da turma e a 5 por ambos. Sessão 1 (síncrona):
- Com todos os alunos presentes, faz-se a seguinte pergunta:
Se eu vos dissesse que tinha visto um macaco a atravessar a rua, acreditavam?
- Os alunos vão dando as suas opiniões justificando-as. O professor vai sendo o mediador colocando novas questões se necessário.
- De seguida o professor faz um resumo do que foi discutido e propõe aos alunos a visualização da notícia sobre um macaco que fugiu do zoo.
- Volta-se a fazer a mesma pergunta: E agora, se eu vos dissesse que tinha visto um macaco a atravessar a rua, acreditavam? Porquê?
- Partindo das respostas dos alunos, explicitam-se os conceitos de notícia/ notícia falsa e introduzem-se pistas de verificação da veracidade da notícia:
- O sítio (o jornalista) é/ são conhecido(s)? - A notícia aparece noutro sítio, jornal...? - O sítio é português? - Há muitos erros na notícia? - Há citações? - A notícia está anunciada de forma estranha? - As imagens não parecem verdadeiras?
- Depois propõe-se aos alunos que analisem o texto atendendo aos elementos que devem integrar uma notícia:
O quê? Quando? Como? Onde? Quem? Porquê?
- No final desta sessão, o professor titular propõe a tarefa para a sessão 2 e formam-se grupos de dois alunos.
Sessão 2 (assíncrona)
- Realização de um texto narrativo baseado na notícia (a pares, usando o GDrive, ou outro recurso semelhante)
- O(a)professor(a) vai acompanhando a produção dos textos.
Sessão 3 (síncrona)
- Leitura em voz alta dos textos produzidos, dando-se oportunidade à turma de dialogar sobre o conteúdo de cada um e a leitura realizada pelos colegas.
- No final da sessão, propõe-se a tarefa para a sessão seguinte.
Sessão 4 (assíncrona) A partir dos textos produzidos, os grupos elaboram uma notícia e preparam a sua leitura como se estivessem a apresentar um telejornal. Sessão 5 (síncrona)
- Cada grupo apresenta o seu trabalho.
- A turma é convidada a falar sobre a prestação dos colegas.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (impresso, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia, ...). 3. Reconhece que as mensagens mediáticas são, por vezes, intencionalmente manipuladas. 5. Usa alguns media e ambientes online pré-selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. |