Media | Produzir | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Ensino não presencial | Notícias | Notícias falsas
Exercícios de produção textual a partir de uma notícia.
 
 
 
 

Objetivos

  • Familiarizar-se com os conceitos de notícia e notícia falsa.
  • Expor e justificar as suas opiniões.
  • Desenvolver a oralidade e a expressão verbal.
  • Desenvolver o sentido crítico.

 

Desenvolvimento

Exercícios de produção textual a partir de uma notícia.

A primeira sessão é dinamizada pelo professor bibliotecário sendo as sessões 2, 3 e 4 pelo docente da turma e a 5 por ambos.

Sessão 1 (síncrona):

  • Com todos os alunos presentes, faz-se a seguinte pergunta:
    Se eu vos dissesse que tinha visto um macaco a atravessar a rua, acreditavam?

  • Os alunos vão dando as suas opiniões justificando-as. O professor vai sendo o mediador colocando novas questões se necessário.

  • De seguida o professor faz um resumo do que foi discutido e propõe aos alunos a visualização da notícia sobre um macaco que fugiu do zoo.

  • Volta-se a fazer a mesma pergunta: E agora, se eu vos dissesse que tinha visto um macaco a atravessar a rua, acreditavam? Porquê?

  • Partindo das respostas dos alunos, explicitam-se os conceitos de notícia/ notícia falsa e introduzem-se pistas de verificação da veracidade da notícia:
- O sítio (o jornalista) é/ são conhecido(s)?
- A notícia aparece noutro sítio, jornal...?
- O sítio é português?
- Há muitos erros na notícia?
- Há citações?
- A notícia está anunciada de forma estranha?
- As imagens não parecem verdadeiras?

  • Depois propõe-se aos alunos que analisem o texto atendendo aos elementos que devem integrar uma notícia: 
 
O quê? Quando? Como? Onde? Quem? Porquê?
  • No final desta sessão, o professor titular propõe a tarefa para a sessão 2 e formam-se grupos de dois alunos.

Sessão 2 (assíncrona)

  • Realização de um texto narrativo baseado na notícia (a pares, usando o GDrive, ou outro recurso semelhante)
  • O(a)professor(a) vai acompanhando a produção dos textos.

Sessão 3 (síncrona)

  • Leitura em voz alta dos textos produzidos, dando-se oportunidade à turma de dialogar sobre o conteúdo de cada um e a leitura realizada pelos colegas.
  • No final da sessão, propõe-se a tarefa para a sessão seguinte.

Sessão 4 (assíncrona)

A partir dos textos produzidos, os grupos elaboram uma notícia e preparam a sua leitura como se estivessem a apresentar um telejornal.

Sessão 5 (síncrona)

  • Cada grupo apresenta o seu trabalho. 
  • A turma é convidada a falar sobre a prestação dos colegas.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (impresso, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia, ...).
3. Reconhece que as mensagens mediáticas são, por vezes, intencionalmente manipuladas.
5. Usa alguns media e ambientes online pré-selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português

Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard