Media | Produzir | 1.º Ciclo | Educação Artística - Artes Visuais | Educação Artística – Música | Português | Storytelling
Reconto de histórias trabalhadas, em formatos multimédia, utilizando recursos visuais e sonoros criados por si.
|
|
Objetivos
- Recontar histórias através de imagens e sons.
- Explorar fontes sonoras diversas (corpo, objetos do quotidiano, instrumentos musicais) de forma a conhecê-las como potencial musical.
- Produzir um recurso multimédia.
|
|
Desenvolvimento Reconto de histórias trabalhadas, em formatos multimédia, utilizando recursos visuais e sonoros criados por si.
- Clarificação prévia, por parte dos docentes, que muitos efeitos sonoros podem ser criados a partir de materiais simples.
(p.ex. O celofane amassado soa como fogo; polvilhar sal num papel evoca chuva; as mãos a amarrotarem um jornal molhado sugere a ideia de um personagem a andar na lama. etc.)
- Em grande grupo, os alunos são desafiados a:
- Escolherem um livro de que gostam na biblioteca;
- Criarem ilustrações para os diferentes momentos da história;
- Experimentarem e reunirem efeitos sonoros para os eventos dessa história (ex. gravar com telemóvel; tablet,..);
- Animarem as ilustrações produzidas com os efeitos sonoros que criaram;
- Produzirem um recurso multimédia coletivo.
- Partilha do recurso produzido nos canais de comunicação da biblioteca e/ ou apresentação e divulgação à comunidade educativa.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (impresso, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia, ...). 5. Usa alguns media e ambientes online pré-selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar. Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Educação Artística - Artes Visuais Educação Artística – Música Português |
|
Recursos
|