Media | Produzir | 1.º Ciclo | Educação Artística - Artes Visuais | Educação Artística – Música | Português | Storytelling
Reconto de histórias trabalhadas, em formatos multimédia, utilizando recursos visuais e sonoros criados por si.
 
 
 
 

Objetivos

  • Recontar histórias através de imagens e sons.
  • Explorar fontes sonoras diversas (corpo, objetos do quotidiano, instrumentos musicais) de forma a conhecê-las como potencial musical.
  • Produzir um recurso multimédia. 

 

Desenvolvimento

Reconto de histórias trabalhadas, em formatos multimédia, utilizando recursos visuais e sonoros criados por si. 

  • Clarificação prévia, por parte dos docentes, que muitos efeitos sonoros podem ser criados a partir de materiais simples.

(p.ex. O celofane amassado soa como fogo; polvilhar sal num papel evoca chuva; as mãos a amarrotarem um jornal molhado sugere a ideia de um personagem a andar na lama. etc.)
 
  • Em grande grupo, os alunos são desafiados a:
    • Escolherem um livro de que gostam na biblioteca;
    • Criarem ilustrações para os diferentes momentos da história; 
    •  Experimentarem e reunirem efeitos sonoros para os eventos dessa história (ex. gravar com telemóvel; tablet,..);
    • Animarem as ilustrações produzidas com os efeitos sonoros que criaram;
    • Produzirem um recurso multimédia coletivo.

  • Partilha do recurso produzido nos canais de comunicação da biblioteca e/ ou apresentação e divulgação à comunidade educativa.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (impresso, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia, ...).
5. Usa alguns media e ambientes online pré-selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar.

Atitudes/ Valores:

3. Revela criatividade no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Educação Artística - Artes Visuais
Educação Artística – Música
Português

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard