Media | Refletir | Produzir | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Artística - Artes Visuais | Cartazes | Dados pessoais
Reflexão sobre informações pessoais na Internet.
 
 
 
 

Objetivos

  • Distinguir informação pessoal de informação latu sensu.
  • Identificar perigos associados à revelação de dados pessoais, discriminando o tipo de informação que se pode divulgar.
  • Participar ativamente na discussão do grupo turma e reconhecer normas de conduta e segurança.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre informações pessoais na Internet.

  1. Promoção de um debate com o objetivo de levar os alunos a perceberem que as informações pessoais são aquelas que nos permitem diferenciar as pessoas umas das outras.
(Para orientar o debate, ver Recursos: Guião de questões indutoras de reflexão)
  1. Elaboração de um cartaz coletivo com o objetivo de se enunciarem regras sobre o tipo de informações pessoais que podem ou não divulgar
(Exemplos: divulgarem apenas as informações pessoais aprovadas pelos professores e pais; reportar situações de abuso a terceiros, etc.).
  1. Exploração de aplicações:
    Explorar recursos da Seguranet para consolidação dos conhecimentos adquiridos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha (...).

Atitudes/ Valores:

4. Reconhece a fronteira entre o público e o privado.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo 
Educação Artística – Artes visuais

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

  • Guião de questões indutoras de reflexão (para orientar o debate):

    • Em que aspetos é que somos todos iguais? (temos um corpo; etc…);
    • É o facto de termos olhos castanhos que nos torna muito diferentes das outras pessoas? 
    • Um angolano é muito diferente de um português?
    • Se duas pessoas têm o mesmo nome como as podemos diferenciar? (o apelido; a morada; etc.);
    • Que tipo de informações nos torna especiais (acrescentar pormenores ao nome próprio - apelidos, naturalidade, familiares, idade, sexo, tempos livres, interesses, escola que frequenta, rua onde mora, n.º de telefone, etc.)

  • Recursos Seguranet

Observações

Na sequência desta atividade, pode promover-se uma campanha na escola sobre o uso seguro da Internet para os alunos divulgarem aos seus colegas o material que construíram.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard