Media | Refletir | Produzir | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Artística - Artes Visuais | Cartazes | Dados pessoais
Reflexão sobre informações pessoais na Internet.
|
|
Objetivos
- Distinguir informação pessoal de informação latu sensu.
- Identificar perigos associados à revelação de dados pessoais, discriminando o tipo de informação que se pode divulgar.
- Participar ativamente na discussão do grupo turma e reconhecer normas de conduta e segurança.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre informações pessoais na Internet.
- Promoção de um debate com o objetivo de levar os alunos a perceberem que as informações pessoais são aquelas que nos permitem diferenciar as pessoas umas das outras.
(Para orientar o debate, ver Recursos: Guião de questões indutoras de reflexão)
- Elaboração de um cartaz coletivo com o objetivo de se enunciarem regras sobre o tipo de informações pessoais que podem ou não divulgar
(Exemplos: divulgarem apenas as informações pessoais aprovadas pelos professores e pais; reportar situações de abuso a terceiros, etc.).
- Exploração de aplicações:
Explorar recursos da Seguranet para consolidação dos conhecimentos adquiridos.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha (...). Atitudes/ Valores: 4. Reconhece a fronteira entre o público e o privado. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Educação Artística – Artes visuais
Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
- Guião de questões indutoras de reflexão (para orientar o debate):
- Em que aspetos é que somos todos iguais? (temos um corpo; etc…);
- É o facto de termos olhos castanhos que nos torna muito diferentes das outras pessoas?
- Um angolano é muito diferente de um português?
- Se duas pessoas têm o mesmo nome como as podemos diferenciar? (o apelido; a morada; etc.);
- Que tipo de informações nos torna especiais (acrescentar pormenores ao nome próprio - apelidos, naturalidade, familiares, idade, sexo, tempos livres, interesses, escola que frequenta, rua onde mora, n.º de telefone, etc.)
- Recursos Seguranet
|
|
Observações Na sequência desta atividade, pode promover-se uma campanha na escola sobre o uso seguro da Internet para os alunos divulgarem aos seus colegas o material que construíram. |