Media | Produzir | 1º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Artística - Artes Visuais | Educação Artística – Música | Vídeos | Cartazes
Realização de uma campanha de alerta para a comunidade escolar, no âmbito da defesa dos direitos dos animais.
|
|
Objetivos
- Desenvolver uma campanha publicitária a favor da proteção dos direitos dos animais.
- Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em ações ligadas à melhoria do seu quadro de vida.
- Selecionar diferentes fontes de informação e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples.
- Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.
|
|
Desenvolvimento Realização de uma campanha de alerta para a comunidade escolar, no âmbito da defesa dos direitos dos animais.
- Os alunos:
- Leem e exploram textos literários quanto ao conteúdo e às diferentes abordagens aos maus tratos a animais (animais em via de extinção; animais de circo em cativeiro; abandono de animais domésticos; animais usados em testes de laboratório...);
- Analisam e debatem diversos textos informativos, em suportes audiovisuais variados;
- Procuram informação fundamentada para a criação de vídeo, de cartazes,.. para a campanha, em revistas e jornais, livros, documentários, existentes na biblioteca;
- Preparam e produzem um filme publicitário (fotografia, som, gravação de voz, texto...), cartazes com o mesmo layout ou outros produtos, procurando desenvolver uma marca identificativa.
- Por fim, apresenta-se o trabalho final (pais/encarregados de educação e outros elementos da comunidade escolar) e procede-se à sua divulgação nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (impresso, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia...). 2. Compreende que os media transmitem informação e veiculam valores. 4. Utiliza videojogos e software educativo/ apps previamente selecionados para responder a tarefas/ desafios de aprendizagem. 5. Usa alguns media e ambientes online pré-selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar. Atitudes/ Valores: 1.Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Educação Artística - Artes Visuais Educação Artística – Música Estudo do Meio Português Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
- Textos literários:
- Stradt, S., Boisrober, A.& Rigaud, L. (2012). Na floresta da preguiça. Figueira da Foz: Bruaá.
- Bucay, J. (2008). O elefante acorrentado. Lisboa: Arte Plural
- Cali, D & Ninamasina. (2012). Arturo. Figueira da Foz: Bruaá.
- Cali, D & Ninamasina. (2012). Arturo. Bruaá. [Em linha]
|