Informação | Tratar | Ensino Secundário | Várias | Curadoria
Curadoria de conteúdos em linha com recurso a ferramentas digitais.
 
 
 
 

Objetivos

  • Coligir com eficácia informação encontrada em linha.
  • Identificar e registar o essencial da informação.

 

Desenvolvimento

Curadoria de conteúdos em linha com recurso a ferramentas digitais.

  • Apresentação aos alunos do conceito de curadoria digital e de algumas ferramentas para esse efeito.

  • Debate sobre as várias utilizações que as mesmas podem ter.

(por exemplo: na biblioteca, coligir e organizar recursos de forma a serem facilmente recuperáveis; a nível pessoal, guardar a ligação para sítios relacionados com interesses específicos; …)

  • Apresentação detalhada das funcionalidades de algumas ferramentas de curadoria (por ex.: Diigo e Tagpacker), de forma a que os alunos possam escolher e pôr-se de acordo relativamente à que vão usar. 

  • Na sequência da atividade Na Web, nem tudo é de qualidade, os alunos, em pequenos grupos, adicionam como marcadores as páginas Web que consideraram relevantes. Deverão atribuir etiquetas e escrever para cada página uma descrição sucinta, mas que contenha os pontos fundamentais da informação encontrada que querem utilizar no seu trabalho que se seguirá a esta atividade.

  • Finda esta tarefa, os docentes projetam o resultado do trabalho e, em grande grupo, serão discutidas as etiquetas escolhidas em cada grupo e, se necessário proceder-se-á à correção, agregação ou refinamento das mesmas. Também os textos síntese serão analisados para verificar se cumprem os requisitos.

  • Conversa, com os alunos, sobre a utilidade desta estratégia de início do tratamento da informação.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos.
6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores.

Atitudes/ Valores:

2. Age de forma metódica e rigorosa.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

Áreas/ Disciplinas do Ensino Secundário

 

Recursos

Observações

Atividade a desenvolver preferencialmente na sequência de Na Web, nem tudo é de qualidade.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard