|
Desenvolvimento Curadoria de conteúdos em linha com recurso a ferramentas digitais.
- Apresentação aos alunos do conceito de curadoria digital e de algumas ferramentas para esse efeito.
- Debate sobre as várias utilizações que as mesmas podem ter.
(por exemplo: na biblioteca, coligir e organizar recursos de forma a serem facilmente recuperáveis; a nível pessoal, guardar a ligação para sítios relacionados com interesses específicos; …)
- Apresentação detalhada das funcionalidades de algumas ferramentas de curadoria (por ex.: Diigo e Tagpacker), de forma a que os alunos possam escolher e pôr-se de acordo relativamente à que vão usar.
- Na sequência da atividade Na Web, nem tudo é de qualidade, os alunos, em pequenos grupos, adicionam como marcadores as páginas Web que consideraram relevantes. Deverão atribuir etiquetas e escrever para cada página uma descrição sucinta, mas que contenha os pontos fundamentais da informação encontrada que querem utilizar no seu trabalho que se seguirá a esta atividade.
- Finda esta tarefa, os docentes projetam o resultado do trabalho e, em grande grupo, serão discutidas as etiquetas escolhidas em cada grupo e, se necessário proceder-se-á à correção, agregação ou refinamento das mesmas. Também os textos síntese serão analisados para verificar se cumprem os requisitos.
- Conversa, com os alunos, sobre a utilidade desta estratégia de início do tratamento da informação.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos. 6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores. Atitudes/ Valores: 2. Age de forma metódica e rigorosa. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação. |