Informação | Pesquisar | Ensino Secundário | Várias | Brainstorming
Elaboração de questões de investigação com base na metodologia Técnica de formulação de perguntas e planificação da pesquisa.
 
 
 
 

Objetivos

  • Formular questões pertinentes sobre um tema/ problema
  • Preparar uma atividade de pesquisa.

 

Desenvolvimento

Elaboração de questões de investigação com base na metodologia Técnica de formulação de perguntas e planificação da pesquisa.

  • Usando a metodologia Técnica de formulação de perguntas, os docentes da(s) disciplina(s)/ área(s) envolvida(s), em conjunto com o professor bibliotecário preparam um foco (afirmação de partida motivadora, que dará origem ao processo de questionamento e que não deverá ser uma pergunta, nem revelar opiniões dos professores).

  • Breve formação dos alunos sobre a técnica que vai ser utilizada. (Ver Recursos)

  • Divisão dos alunos em grupos e realização do processo de formulação de perguntas.

  • Balanço do processo, chamando a atenção dos alunos para a importância, de fazermos boas perguntas, não apenas em contexto escolar e de aprendizagem.

  • Elaboração de um mapa mental com base nas perguntas elaboradas. Este mapa irá orientar o processo de pesquisa que se seguirá a esta atividade. De preferência, cada grupo ficará com a incumbência de encontrar respostas para uma ou mais perguntas.

  • Apresentação intermédia dos resultados da pesquisa de cada grupo, de forma a permitir eventuais reorientações do rumo da pesquisa e/ou a indicação por parte dos docentes de outras fontes ainda não utilizadas pelos alunos.

  • Decisão, por cada grupo, sobre a forma de apresentação do conhecimento adquirido através da pesquisa efetuada.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Define o tema/ problema, circunscrevendo-o de forma clara e concisa, através de alguma pesquisa preliminar.
2. Constrói mapas de ideias/ esquemas conceptuais que representem com completude e rigor, o tema/ problema em análise.
3. Estabelece um plano detalhado de trabalho, contemplando o uso de catálogos, bases de dados, motores de busca, repositórios e outros serviços físicos e virtuais de acesso e de partilha de informação.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa. 
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.

 

Articulação curricular possível

Áreas/ Disciplinas do Ensino Secundário

 

Recursos

Observações

É aconselhável que o professor bibliotecário dinamize previamente um workshop para docentes recorrendo, por exemplo aos seguintes recursos:
Apresentação Técnicas de formulação de perguntas
Rothstein, D., Santana. L.(2011), Make just one change – Teach students to ask their own questions. Harvard Education Press.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard