| 
    
       
        Informação | Pesquisar | Ensino Secundário | Várias | Brainstorming
         
        
         
          
           
            Elaboração de questões de investigação com base na metodologia Técnica de formulação de perguntas e planificação da pesquisa.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Formular questões pertinentes sobre um tema/ problemaPreparar uma atividade de pesquisa. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoElaboração de questões de investigação com base na metodologia Técnica de formulação de perguntas e planificação da pesquisa.  
       Usando a metodologia Técnica de formulação de perguntas, os docentes da(s) disciplina(s)/ área(s) envolvida(s), em conjunto com o professor bibliotecário preparam um foco (afirmação de partida motivadora, que dará origem ao processo de questionamento e que não deverá ser uma pergunta, nem revelar opiniões dos professores).
 
Breve formação dos alunos sobre a técnica que vai ser utilizada. (Ver Recursos)
 
Divisão dos alunos em grupos e realização do processo de formulação de perguntas.
 
Balanço do processo, chamando a atenção dos alunos para a importância, de fazermos boas perguntas, não apenas em contexto escolar e de aprendizagem.
 
Elaboração de um mapa mental com base nas perguntas elaboradas. Este mapa irá orientar o processo de pesquisa que se seguirá a esta atividade. De preferência, cada grupo ficará com a incumbência de encontrar respostas para uma ou mais perguntas.
 
Apresentação intermédia dos resultados da pesquisa de cada grupo, de forma a permitir eventuais reorientações do rumo da pesquisa e/ou a indicação por parte dos docentes de outras fontes ainda não utilizadas pelos alunos.
 
Decisão, por cada grupo, sobre a forma de apresentação do conhecimento adquirido através da pesquisa efetuada. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Define o tema/ problema, circunscrevendo-o de forma clara e concisa, através de alguma pesquisa preliminar.2. Constrói mapas de ideias/ esquemas conceptuais que representem com completude e rigor, o tema/ problema em análise.
 3. Estabelece um plano detalhado de trabalho, contemplando o uso de catálogos, bases de dados, motores de busca, repositórios e outros serviços físicos e virtuais de acesso e de partilha de informação.
 Atitudes/ Valores: 1. Manifesta espírito de interrogação.2. Age de forma metódica e rigorosa.
 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possívelÁreas/ Disciplinas do Ensino Secundário 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 | 
 
     
     |  | ObservaçõesÉ aconselhável que o professor bibliotecário dinamize previamente um workshop para docentes recorrendo, por exemplo aos seguintes recursos:Apresentação Técnicas de formulação de perguntas.
 Rothstein, D., Santana. L.(2011), Make just one change – Teach students to ask their own questions. Harvard Education Press.
 |