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Utilização do jogo interativo e da componente lúdica como elementos potenciadores da aprendizagem e do gosto de aprender.
 
 
 
 

Objetivos

  • Consolidar conteúdos abordados em sala de aula.
  • Formular perguntas significativas.

 

Desenvolvimento

Utilização do jogo interativo e da componente lúdica como elementos potenciadores da aprendizagem e do gosto de aprender.

  • Divisão da turma em grupos e distribuição aleatória a cada um dos tópicos dos conteúdos curriculares dados.

  • Cada grupo procura e revê com base nos materiais existentes à sua disposição na biblioteca escolar, a informação sobre o que aprendeu no tópico atribuído ao seu grupo e constrói, com a orientação dos docentes, 5 perguntas de resposta múltipla sobre o mesmo.

  • Cada grupo cria uma conta no Kahoot (ou outra ferramenta similar) e publica o seu questionário.

  • Os jogos são projetados na sala e o pin de cada um é fornecido para que todos os grupos possam aceder-lhes e jogar:

    • Cada grupo escolhe um aluno que será o seu porta-voz e terá sempre a responsabilidade final da resposta dada;

    • Cada grupo participa na resolução de todos os questionários menos no que foi criado por si;

    • À medida que vão respondendo, os alunos vão testando os seus conhecimentos e corrigindo as respostas erradas com a ajuda dos alunos que elaboraram as respetivas questões;

    • Ganha o jogo, o grupo que responder de forma acertada e mais rápida ao maior número de perguntas dos questionários.

  • Divulgação dos questionários nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Seleciona a informação, reconhecendo a diferença entre fontes de informação primárias e secundárias.
8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.
11. Conhece diferentes formatos e ferramentas, selecionando aqueles que melhor se adequam aos conteúdos a apresentar. 

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.

 

Articulação curricular possível

Áreas/ Disciplinas do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

 

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