|   | DesenvolvimentoPesquisa, tratamento e divulgação de informação a partir da leitura de um livro.  
       Num momento de sessão síncrona das crianças com o educador, o professor bibliotecário procede à leitura mediada do livro Se eu fosse de Richard Zimler, estimulando a participação das crianças, mobilizando conhecimentos prévios sobre as características dos animais e relacionando-as com as suas experiências pessoais.(Em alternativa, o professor bibliotecário pode fazer a gravação prévia do vídeo dessa leitura e disponibilizá-la ao docente titular.)
 
O educador conversa com as crianças, individualmente ou em grupos mais pequenos, fazendo o levantamento dos seus animais preferidos e das características que os levam a manifestar essa preferência, escolhendo cada uma delas um animal para investigar.
 
O educador e/ou o professor bibliotecário, apresentam o seguinte desafio às famílias: num momento de trabalho autónomo, estas fazem com as crianças o registo gráfico de “o que já sei” e “o que quero saber” sobre o animal escolhido.
 
O professor bibliotecário pode disponibilizar livros ou revistas a serem levados pelas famílias, na modalidade de empréstimo domiciliário.
 
É combinado um período durante o qual, com o apoio das famílias, as crianças exploram os sítios web, livros e revistas fornecidos, estando os docentes disponíveis para responder às necessidades levantadas pelas questões de partida, elencadas no seu registo gráfico.
 
Num momento de sessão síncrona das crianças com o educador, em pequenos grupos, as crianças partilham os registos gráficos resultantes das suas descobertas e pesquisas. Às famílias, é solicitado o envio de uma foto desse registo para ser partilhada com o grande grupo.
 
O professor bibliotecário disponibiliza todos os trabalhos, nos canais de comunicação da biblioteca, através de PowerPoint, Padlet, ou outra ferramenta digital.  
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Coloca questões acerca de um tema.2. Segue as indicações dadas para encontrar respostas às questões.
 3. Acede a informação útil em livros, revistas e sítios web fornecidos.
 4. Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais.
 5. Escolhe imagens e palavras; organiza-os e regista-os, de forma apoiada.
 8. Representa, gráfica e oralmente, a informação.
 Atitudes/ Valores: 1. Manifesta espírito de interrogação.5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.
 8. Tem consciência do seu nível de competências.
 
 |