|
Desenvolvimento Pesquisa, tratamento e divulgação de informação a partir da leitura de um livro.
- Num momento de sessão síncrona das crianças com o educador, o professor bibliotecário procede à leitura mediada do livro Se eu fosse de Richard Zimler, estimulando a participação das crianças, mobilizando conhecimentos prévios sobre as características dos animais e relacionando-as com as suas experiências pessoais.(Em alternativa, o professor bibliotecário pode fazer a gravação prévia do vídeo dessa leitura e disponibilizá-la ao docente titular.)
- O educador conversa com as crianças, individualmente ou em grupos mais pequenos, fazendo o levantamento dos seus animais preferidos e das características que os levam a manifestar essa preferência, escolhendo cada uma delas um animal para investigar.
- O educador e/ou o professor bibliotecário, apresentam o seguinte desafio às famílias: num momento de trabalho autónomo, estas fazem com as crianças o registo gráfico de “o que já sei” e “o que quero saber” sobre o animal escolhido.
- O professor bibliotecário pode disponibilizar livros ou revistas a serem levados pelas famílias, na modalidade de empréstimo domiciliário.
- É combinado um período durante o qual, com o apoio das famílias, as crianças exploram os sítios web, livros e revistas fornecidos, estando os docentes disponíveis para responder às necessidades levantadas pelas questões de partida, elencadas no seu registo gráfico.
- Num momento de sessão síncrona das crianças com o educador, em pequenos grupos, as crianças partilham os registos gráficos resultantes das suas descobertas e pesquisas. Às famílias, é solicitado o envio de uma foto desse registo para ser partilhada com o grande grupo.
- O professor bibliotecário disponibiliza todos os trabalhos, nos canais de comunicação da biblioteca, através de PowerPoint, Padlet, ou outra ferramenta digital.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Coloca questões acerca de um tema. 2. Segue as indicações dadas para encontrar respostas às questões. 3. Acede a informação útil em livros, revistas e sítios web fornecidos. 4. Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais. 5. Escolhe imagens e palavras; organiza-os e regista-os, de forma apoiada. 8. Representa, gráfica e oralmente, a informação. Atitudes/ Valores: 1. Manifesta espírito de interrogação. 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação. 8. Tem consciência do seu nível de competências. |