Orientações globais
[25.10.2023]
Contextualização
A leitura é uma competência transversal, cujo domínio proporciona o acesso ao saber, a estruturação do pensamento, a melhoria da compreensão e da expressão escrita e oral, constituindo-se também como uma saudável forma de lazer, associada ao desenvolvimento da curiosidade e de uma atitude crítica fundamentada.
As escolas, enquanto instituições corresponsáveis pela educação das crianças e dos jovens, devem assumir a promoção de leitura como uma estratégia central dos seus projetos educativos, materializando-se no desenvolvimento de ações formais e informais que contribuam para a criação do gosto e dos hábitos de leitura e, por conseguinte, para a integração da leitura na vida pessoal e académica de cada um.
A biblioteca escolar, estrutura central na escola, colabora com os docentes das diferentes áreas curriculares e outros agentes, coordenando ações regulares, em contextos e suportes diversos, que permitem a melhoria gradual das competências de literacia da leitura dos alunos, associando-as a diferentes formas de expressão.
Os programas de leitura a elaborar pelas escolas devem considerar os conhecimentos e capacidades, atitudes e valores descritos no referencial Aprender com a biblioteca escolar, no domínio da literacia da leitura, cruzando-os com os princípios, valores e competências previstos no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Objetivo
Apoiar o desenvolvimento, em cada agrupamento/ escola não agrupada, de um programa de leitura que conduza, de forma consolidada, ao aumento dos hábitos de leitura e à melhoria das competências de compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita e multimodal.
Princípios gerais
Uma escola aLer mais e melhor…
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- reconhece que a leitura suporta todas as aprendizagens e é imprescindível ao sucesso pessoal e escolar dos seus alunos;
- assume que a promoção do gosto pela leitura e o desenvolvimento das competências leitoras são da responsabilidade de toda a comunidade;
- desenha um programa de leitura para o agrupamento/ escola não agrupada, como estratégia basilar do seu projeto educativo;
- monitoriza sistematicamente o seu trabalho no âmbito da promoção da leitura e os respetivos impactos.
Pressupostos metodológicos
Para a concretização do programa aLer mais e melhor, é fundamental que as intervenções pedagógicas a implementar…
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- abranjam todos os níveis de escolaridade do agrupamento/ escola não agrupada;
- sejam sistemáticas;
- considerem a interdependência leitura/ escrita/ oralidade;
- assentem em metodologias ativas, colocando os alunos como protagonistas das ações a desenvolver;
- resultem de um trabalho articulado entre diferentes atores;
- sejam integradas nas diferentes áreas curriculares;
- envolvam a comunidade educativa;
- integrem tecnologias e ambientes digitais.
Eixos de intervenção
Nas escolas, os programas aLer mais e melhor estruturam-se nos seguintes eixos de intervenção que, não sendo estanques, permitem múltiplas formas de operacionalização:
(veja sugestões):
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- Visibilidade da leitura
- Leitura recreativa
- Leitura orientada
- Socialização da leitura
- Envolvimento da família
Monitorização
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- A escola deve definir os fatores críticos de sucesso relacionados com o programa a implementar e, periodicamente, proceder à sua avaliação, de forma a identificar fragilidades e reorientar a sua ação.
- O acompanhamento do Programa pela Rede de Bibliotecas Escolares é efetuado pelos coordenadores interconcelhios e pela equipa central, através dos seguintes instrumentos:
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- diário de bordo digital;
- relatórios anuais;
- visitas a escolas.
Sustentabilidade
Para que um programa de leitura seja sustentável e as ações sejam executadas a longo prazo é necessário:
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- assumir a promoção da leitura como uma estratégia basilar do projeto educativo do agrupamento/ escola;
- realizar um bom diagnóstico das questões relacionadas com a leitura no agrupamento/ escola;
- desenhar estratégias eficazes ;
- assegurar equipas eficientes e constantes;
- convocar parceiros que contribuam para a concretização das ações a implementar e/ou para o respetivo financiamento;
- divulgar regularmente as suas iniciativas e os resultados, de modo a mobilizar uma maior aceitação e a incentivar um apoio continuado.