Informação | Pesquisar | Tratar | Educação Pré-Escolar | Brainstorming
Exploração de uma história contada em diferentes linguagens e aquisição de conhecimentos sobre o bailado.
|
|
Objetivos
- Compreender que o bailado clássico é uma forma criativa de contar uma história através da música e do movimento.
- Identificar novos objetos, conceitos e vocábulos relacionados com o mundo da música e do bailado clássicos.
- Conhecer a obra O Lago dos Cisnes.
- Pesquisar, organizar e representar informação.
- Desenvolver a linguagem verbal e não-verbal para exprimir ideias, sentimentos e ações.
- Contactar com exemplos de música e de bailado clássicos.
- Cultivar a curiosidade e a partilha de ideias.
|
|
Desenvolvimento Exploração de uma história contada em diferentes linguagens e aquisição de conhecimentos sobre o bailado.
- Brainstorming sobre as diferentes formas de arte (questões orientadoras):
- Podem indicar duas ou três formas de arte diferentes?
- Que tipo de arte há nas bibliotecas?
- Como é que se chamam os artistas que criam histórias?
- Sabem que é possível contar histórias sem usar palavras?
- Apresentação de desafios que suscitem novas interrogações e conduzam à procura de mais conhecimento através da exploração e experimentação de códigos diferentes:
- Jogo simbólico – os docentes comunicam com as crianças sem usar palavras (gestos, expressões …) pedindo-lhes que traduzam por palavras o que foi transmitido (fingem chorar, estar zangados, frustrados, felizes, …). A seguir, pedem a uma parte do grupo que tente expressar e comunicar sentimentos ou ações através de gestos, movimentos ou mímica e à outra parte que tente descobrir o que está a ser comunicado.
- Explicação do bailado enquanto forma de arte em que os bailarinos contam histórias com os seus corpos e movimentos.
- Leitura e exploração do conto O Lago do Cisnes:
- Identificação pelas crianças das principais personagens e das suas atividades/ ações;
- Sistematização dessa informação numa tabela contendo as imagens das personagens principais (o jovem príncipe Siegfried; a rainha-mãe; Odete, a rainha dos cisnes; o feiticeiro Rothbart; Odile, a filha do feiticeiro disfarçada de Odete).
- Visionamento e exploração de excertos do bailado O Lago do Cisnes, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky:
- diálogo sobre a relação dos sons, dos cenários, das cores e dos movimentos dos bailarinos com os acontecimentos que procuram expressar.
- Pesquisa de informação, em livros informativos e sítios da Internet, sobre bailado (questões orientadoras):
- O que é o bailado?
- Como se chamam os artistas que cultivam esta forma de arte?
- Como é que um(a) bailarino(a) clássico se veste? (Ex.: usam um coque, precisam de sapatilhas de ponta, usam collants e tutus, ...)
- Conheces outras formas de bailado?
- Seleção e organização de imagens que ilustrem as respostas às perguntas de pesquisa formuladas.
- Representação gráfica e oral da informação trabalhada (exemplos):
- Desenho de um bailarino(a);
- Desenho de um dos momentos da história …
- Compilação e divulgação dos materiais selecionados e criados nos canais de comunicação da biblioteca escolar.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Coloca questões acerca de um tema. 4. Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais. 5. Escolhe imagens, sons e palavras; organiza-os e regista-os, de forma apoiada. 8. Representa, gráfica e oralmente, a informação. 12. Partilha os conhecimentos adquiridos. Atitudes/ Valores: 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
- Livro O Lago dos Cisnes (2003, editora Ambar)
- Bailado O Lago dos Cisnes pela Orquestra Sinfónica de Viena, com Rudolf Nureyev e Margot Fonteyn
|