Informação | Pesquisar | Tratar | Educação Pré-Escolar | Brainstorming
Exploração de uma história contada em diferentes linguagens e aquisição de conhecimentos sobre o bailado.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender que o bailado clássico é uma forma criativa de contar uma história através da música e do movimento.
  • Identificar novos objetos, conceitos e vocábulos relacionados com o mundo da música e do bailado clássicos.
  • Conhecer a obra O Lago dos Cisnes.
  • Pesquisar, organizar e representar informação.
  • Desenvolver a linguagem verbal e não-verbal para exprimir ideias, sentimentos e ações.
  • Contactar com exemplos de música e de bailado clássicos.
  • Cultivar a curiosidade e a partilha de ideias.

 

Desenvolvimento

Exploração de uma história contada em diferentes linguagens e aquisição de conhecimentos sobre o bailado.

  • Brainstorming sobre as diferentes formas de arte (questões orientadoras):
    • Podem indicar duas ou três formas de arte diferentes?
    • Que tipo de arte há nas bibliotecas?
    • Como é que se chamam os artistas que criam histórias?
    • Sabem que é possível contar histórias sem usar palavras?
  • Apresentação de desafios que suscitem novas interrogações e conduzam à procura de mais conhecimento através da exploração e experimentação de códigos diferentes:
    • Jogo simbólico – os docentes comunicam com as crianças sem usar palavras (gestos, expressões …) pedindo-lhes que traduzam por palavras o que foi transmitido (fingem chorar, estar zangados, frustrados, felizes, …). A seguir, pedem a uma parte do grupo que tente expressar e comunicar sentimentos ou ações através de gestos, movimentos ou mímica e à outra parte que tente descobrir o que está a ser comunicado.
  • Explicação do bailado enquanto forma de arte em que os bailarinos contam histórias com os seus corpos e movimentos.
  • Leitura e exploração do conto O Lago do Cisnes:
    • Identificação pelas crianças das principais personagens e das suas atividades/ ações;
    • Sistematização dessa informação numa tabela contendo as imagens das personagens principais (o jovem príncipe Siegfried; a rainha-mãe; Odete, a rainha dos cisnes; o feiticeiro Rothbart; Odile, a filha do feiticeiro disfarçada de Odete).
  • Visionamento e exploração de excertos do bailado O Lago do Cisnes, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky:
  • diálogo sobre a relação dos sons, dos cenários, das cores e dos movimentos dos bailarinos com os acontecimentos que procuram expressar.
  • Pesquisa de informação, em livros informativos e sítios da Internet, sobre bailado (questões orientadoras):
    • O que é o bailado?
    • Como se chamam os artistas que cultivam esta forma de arte?
    • Como é que um(a) bailarino(a) clássico se veste? (Ex.: usam um coque, precisam de sapatilhas de ponta, usam collants e tutus, ...)
    • Conheces outras formas de bailado?
  • Seleção e organização de imagens que ilustrem as respostas às perguntas de pesquisa formuladas.
  • Representação gráfica e oral da informação trabalhada (exemplos):
    • Desenho de um bailarino(a);
    • Desenho de um dos momentos da história …
  • Compilação e divulgação dos materiais selecionados e criados nos canais de comunicação da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Coloca questões acerca de um tema.
4. Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais.
5. Escolhe imagens, sons e palavras; organiza-os e regista-os, de forma apoiada.
8. Representa, gráfica e oralmente, a informação.
12. Partilha os conhecimentos adquiridos.

Atitudes/ Valores:

3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

  • Livro O Lago dos Cisnes (2003, editora Ambar)
  • Bailado O Lago dos Cisnes pela Orquestra Sinfónica de Viena, com Rudolf Nureyev e Margot Fonteyn 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard