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25 de ABRIL, um saber em  construção!

Com o objetivo de comemorar a revolução de 25 de abril de 1974, a biblioteca da Escola Básica e Secundária José Falcão, do  Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, desenvolveu a atividade 25 de Abril - um saber em construção!, em parceria com o Núcleo de Estágio de História, o Grupo de História e a Associação de Estudantes.

A atividade teve a intenção de conduzir a aprendizagem com recurso à linguagem multimodal e pretendeu desenvolver a literacia mediática e ampliar o conhecimento, com a promoção de competências do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e do Perfil dos Alunos à Saída de Escolaridade Obrigatória (PASEO).

O seu desenvolvimento integrou as seguintes experiências de aprendizagem:

Rádio da escola - 25 de Abril, uma manhã que dá que falar

  1. Os alunos pesquisaram os discursos/intervenções relativos à manhã do dia 25 de abril de 1974, confrontando diferentes fontes (validação de pelo menos três fontes).

  2. Selecionaram os discursos mais relevantes e gravaram-nos com recurso à aplicação Vocaroo.

  3. Pesquisaram e selecionaram, também, músicas representativas do ambiente revolucionário, para enquadrar a temática.

  4. Posteriormente simularam, para toda a comunidade, através da rádio escolar, a emissão de rádio do dia 25 de abril de 1974, reproduzindo os discursos/intervenções que haviam gravado, bem como a música selecionada.

Leituras com História, através de códigos QR

  1. Os alunos pesquisaram textos poéticos, com tema associado à comemoração do 25 de abril, consolidando o conhecimento histórico.

  2. Seguidamente, criaram um ficheiro para cada poema, em página personalizada e, através da ferramenta, Canva, criaram códigos QR que espalharam pela escola, nomeadamente, nas portas das salas, para a comunidade escolar usufruir da poesia.

Instalação: VídeoAbril (átrio principal da escola)

Foi criado um espaço para comemorar a data, no átrio principal da escola, permitindo aos alunos, funcionários, professores, pais e encarregados de educação, o visionamento de uma compilação de vídeos sobre o 25 de Abril. Elaboraram-se folhetos (poemas e imagens) de apoio a esta instalação e que foram disponibilizados.

Para além destas atividades, os alunos, no contexto da disciplina de História,  realizaram:

O resultado de todo o trabalho foi divulgado à comunidade escolar, integrando a comemoração da revolução de abril.

Para a avaliação das atividades recorreu-se aos instrumentos de avaliação (rubricas),disponibilizados pela Rede de Bibliotecas Escolares, no contexto do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em abril de 2023.

Objetivos
1. Construir o saber mobilizando a linguagem multimodal.
2. Desenvolver áreas de competências integradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
3. Promover a articulação entre estruturas: Biblioteca Escolar; Grupo de História e Núcleo de Estágio de História.

Destinatários
12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades
Comunidade escolar (exposição e divulgação do trabalho realizado)

Parcerias
Núcleo de Estágio de História, Grupo de História e Associação de Estudantes.

Data:
26.04.2023
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