Com o objetivo de comemorar a revolução de 25 de abril de 1974, a biblioteca da Escola Básica e Secundária José Falcão, do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, desenvolveu a atividade 25 de Abril - um saber em construção!, em parceria com o Núcleo de Estágio de História, o Grupo de História e a Associação de Estudantes.
A atividade teve a intenção de conduzir a aprendizagem com recurso à linguagem multimodal e pretendeu desenvolver a literacia mediática e ampliar o conhecimento, com a promoção de competências do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e do Perfil dos Alunos à Saída de Escolaridade Obrigatória (PASEO).
O seu desenvolvimento integrou as seguintes experiências de aprendizagem:
Foi criado um espaço para comemorar a data, no átrio principal da escola, permitindo aos alunos, funcionários, professores, pais e encarregados de educação, o visionamento de uma compilação de vídeos sobre o 25 de Abril. Elaboraram-se folhetos (poemas e imagens) de apoio a esta instalação e que foram disponibilizados.
Para além destas atividades, os alunos, no contexto da disciplina de História, realizaram:
O resultado de todo o trabalho foi divulgado à comunidade escolar, integrando a comemoração da revolução de abril.
Para a avaliação das atividades recorreu-se aos instrumentos de avaliação (rubricas),disponibilizados pela Rede de Bibliotecas Escolares, no contexto do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em abril de 2023.