Verificou-se, a nível da Escola Básica Fialho de Almeida, Cuba, que os alunos revelam pouco interesse e motivação para a aprendizagem (sobretudo em abordagens de educação formal), o que dá origem a alguns problemas, como o absentismo escolar, baixos níveis de competências básicas e transversais, e, portanto, menos iniciativa e menos participação.
Por outro lado, verificou-se que havia poucas abordagens educativas informais e não formais, que promovessem as competências TIC nos professores, oportunidades de cooperação e de partilha e de adequação de métodos e ferramentas que promovessem o desenvolvimento de competências essenciais nesta área.
O projeto Click – technologies for education of youngsters introduz na aprendizagem dos alunos (ainda essencialmente baseados em métodos de aprendizagem formal) uma abordagem simples e inovadora, através da identificação, desenvolvimento e partilha de novas metodologias, ferramentas e práticas que estimulem o conhecimento, a iniciativa e a aquisição de competências essenciais e transversais ao currículo escolar, desenvolvendo a literacia da informação.
O projeto teve uma abordagem multi-target, visando por um lado, os alunos com menos oportunidades face a necessidades sociais ou educativas e, por outro, os professores e educadores, que estão diretamente envolvidos na formação/educação dos grupos acima referidos.
Além disso, o projeto teve ainda como objetivo apoiar a produção e a adoção de recursos educativos abertos (conceito open source), através da utilização amigável, dinâmica e acessível das TIC, promovendo a produção de conteúdos educativos em diferentes línguas da UE.
O referido projeto foi uma iniciativa piloto de 18 meses, estabelecido através de uma parceria transnacional constituída por 9 organizações de Portugal, Espanha, Itália, Letónia e Escócia/ UK, visando o desenvolvimento e promoção de abordagens integradas em relação aos métodos e ferramentas atualmente disponíveis para a aprendizagem dos alunos.