de Madalena Matoso; editor: Planeta Tangerina (isbn: 9789898145383)

SINOPSE

"Todos fazemos tudo" prescinde das palavras e funciona como um jogo. Há personagens - homens, mulheres, novos e velhos - e uma grande diversidade de atividades que estas personagens poderão viver. Na parte superior das páginas é revelada a sua identidade - se masculina, se feminina, se mais nova ou mais velha; na parte inferior revelam-se as ações - cozinhar, tratar de bebés, fazer jardinagem, conduzir tratores ou tocar guitarra.

Não se representam apenas as chamadas "tarefas domésticas", habitualmente lembradas quando o tema da igualdade é tratado, mas também atividades profissionais e momentos de lazer. Não se representam apenas homens e mulheres, mas pessoas de diferentes idades e origens, dando ao livro uma dimensão maior de Igualdade que não apenas a de género.

Aos leitores caberá fazer as diferentes combinações. Virando as páginas é possível trocar as personagens e/ou as atividades e observar como, pelo menos neste livro, não há preconceitos nem ideias feitas. Aqui todos fazemos tudo: avós de prancha de surf debaixo do braço, pais a estender a roupa, mães com jeito para o bricolage, tudo acontece com naturalidade.

Resultado de um concurso de criatividade lançado pelo município de Genebra, "Todos fazemos tudo" é um projeto original das Éditions Notari, criado com o objetivo de promover a igualdade entre homens e mulheres.


Assuntos:
Igualdade de género | Interculturalidade | ODS 5 | ODS10

Questões para refletir e dialogar

 

Em que continente terão lugar as ações retratadas neste livro? O que te leva a essa conclusão?

Tendo em conta a tua realidade diária, há alguma coisa que te surpreenda?

Será que toda a gente concorda que todos fazemos tudo? Quem terá razão, os que concordam ou os que discordam?

Não te parece que algumas atividades, por exemplo de lazer, são mais oportunas para algumas pessoas do que para outras?

Posso ser avó e campeã de surf? | Como sou um cientista importante, estou dispensado de fazer o jantar para a minha família? | Sendo de raça caucasiana, posso ter filhos de raça negra ou asiática?...

Sentes que podes fazer tudo? Algo ou alguém te impede?


NOTA: Veja as propostas metodológicas Leituras dialogadas | Leituras questionadas | Leituras emparelhadas

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard