Suporte > Recursos > Cidadania e biblioteca escolar | Pensar e Intervir > Clips

Dinâmicas para a constituição de grupos

Constituir grupos é divertido, promove o exercício de competências sociais, desenvolve a inteligência coletiva, facilita a colaboração, a entreajuda e o bem-estar.

A escolha da dinâmica educativa a desenvolver com os participantes, numa atividade realizada com a biblioteca escolar, deve ter em consideração o tema, objetivos e intervenientes na atividade.

Apresentam-se, de seguida, três dinâmicas para a constituição de grupos, não só aleatórios, como específicos (equipa de mentores, tutores, apoio…).

 

A. Grupos aleatórios

Dinâmica Puzzle

Os participantes constroem um puzzle a partir de peças que lhes foram entregues e que resultam do recorte de imagens, cartoons, frases, posters alusivos ao tema da sessão. Cada puzzle construído deverá corresponder a um grupo. No final os puzzles são afixados para que todos os possam ler.

Na última sessão usei dois puzzles com as seguintes frases:

- “Never be limited by other people’s imagination” Mae Jemison (n. 1956) Médica, astronauta, professora e investigadora afro-americana;

- “Para algo mudar tens de ser otimista, tens de acreditar que algo pode mudar.” Robyn Seetal (Davos, 24 jan.2020)

 

Dinâmica Linha de aniversários

Sem falarem nem escreverem os participantes (8 a 12 de ambos os géneros) desenham a sua linha de aniversários (mês e dia, ano não; janeiro no início e dezembro no fim da linha) exprimindo-se por gestos. Uma vez alinhados dizem para todos a data de aniversário, procedendo às correções necessárias na linha invisível. O formador divide a linha em dois ou três grupos.

 

B. Grupos específicos

Dinâmica Segue a linha

Os participantes colocam-se numa linha de acordo com a autoavaliação sobre o grau de proficiência/ competências para trabalhar o tema da sessão: muito bons, médios e a necessitar trabalhar mais. Depois de escolherem o seu lugar, o formador divide a linha ao meio, colocando os participantes frente-a-frente e criando grupos heterogéneos.

 

Fonte: Mompoint-Gaillard, P. (2019). Grouping Techniques for 2019. In Learn to change. Change to learn. Retrieved from: https://www.learntochange.eu/2019/01/15/grouping-techniques-for-2019/
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard