Advogando que a educação é o instrumento mais eficaz de promoção da equidade, do bem-estar humano e do planeta e que é uma responsabilidade que a escola partilha com a comunidade, um número crescente de centros de ciência e artes, empresas e instituições desenvolve ações que promovem o diálogo entre pessoas de todas as gerações, condições e proveniências, mas sobretudo dos mais jovens, para que as suas ideias e experiências floresçam e influenciem as decisões.
Esta forma participada e colaborativa de liderar e gerir, transformadora das pessoas e sociedade, responde aos desafios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Educação para a Cidadania Global, da qual a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é responsável até 2030 e faz parte da meta 4.7 d’ Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A crise gerada pela pandemia Covid-19 obriga as comunidades educativas e instituições a transformar-se pondo no centro da sua reflexão e ação a questão sobre o futuro em termos mais inclusivos e sustentáveis. “Não podemos voltar ao mundo como era antes” e “Agora é a hora de ação coletiva inteligente”, defende a Comissão Internacional sobre o Futuro da Educação.
Estas são 4 iniciativas globais que convocam a participação dos jovens e da comunidade e que contribuem para transformar a sociedade, a governação e o planeta:
1. Europe Talks 2020 organizada por órgãos de comunicação europeus – em Portugal, o Expresso – é um encontro em que milhares de pessoas que não se conhecem discutem, com alguém com uma visão e geografia diferente, o futuro do continente, a partir de temas urgentes da vida política. Dia 13 de dezembro às 14 horas (hora portuguesa) ocorre na internet o encontro ao vivo e cara a cara, numa videochamada com todos os que tenham interesse em partilhar as suas ideias e experiências. Esta é uma iniciativa da presidência alemã do Conselho da União Europeia 2020, realizada em cooperação com a European Cultural Foundation, Allianz Kulturstiftung e Evens Foundation e em parceria com o Goethe-Institut.
- Respondendo a um inquérito de um minuto sobre as suas prioridades;
- Partilhando por escrito a sua opinião;
- Apresentando uma criação artística sobre a sua visão;
- Organizando localmente debates, por exemplo sobre “Aprendizagem virtual vs. escola: o que mais nos influencia?”;
- Ouvindo e influenciando os outros nos debates que a UNESCO está a organizar sobre o tema, alguns em português, como os realizados em colaboração com a Fundação Santilhana.
O tecido do mundo são sistemas dinâmicos inter-relacionados, o poder está fragmentado e os media - sobretudo informais - criam velozmente problemas de dimensão exponencial, incrementando a necessidade de a escola e a biblioteca incentivarem a ação responsável dos jovens na comunidade, no mundo.
Fonte da ima gem: #TheWorldWeWant