2.º Ciclo do Ensino Básico
- Promover o sentido de pertença ao meio e património local, regional e nacional;
- Fomentar o contacto com museus e outras instituições culturais;
- Desenvolver competências de investigação, recolha e tratamento de informação;
- Desenvolver literacias nas diferentes áreas do conhecimento e sensibilidade estética.
1.ª Etapa: Motivação em aula
Tema proposto aos alunos na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT): retratar em pintura um tema do património local ou regional.
Apresentação da lista de museus da região e das principais obras e bens culturais dos seus acervos.
Seleção do Museu de Etnografia e Arqueologia Dr. Joaquim Manso e dos seus barcos de arte Xávega.
2.ª etapa: Visita ao Museu e a outros monumentos e locais da Nazaré
No museu os alunos têm a oportunidade de ver ao vivo os barcos de arte Xávega que mais os interessam e de ouvir as explicações da guia sobre o seu uso e fazer esboços.
O passeio ao Santuário e à Ermida da Memória permite-lhes compreender e ter uma perspetiva mais abrangente da vida e crenças dos pescadores e da vista panorâmica da vila e do mar de ondas temíveis e alterosas.
3.ª etapa: As cenas marinhas na Arte
Articulação da biblioteca escolar com as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, História e Geografia de Portugal.
Deslocação à biblioteca escolar para assistir a uma apresentação sobre a pintura de paisagens e cenas marinhas na arte, com visitas virtuais a obras em museus do mundo.
Visita a uma mostra de livros de arte sobre o tema.
Posterior pesquisa, em livros e na Internet, de imagens de paisagens marinhas com barcos e, em particular, barcos de arte Xávega.
Seleção de imagens de barcos, um por aluno.
4.ª etapa: As histórias que as imagens nos contam
Apresentação na biblioteca escolar de pinturas de cenas marinhas na arte e das histórias por detrás delas (motivação).
Sessão de criação de textos breves sobre as histórias que cada imagem selecionada pelos alunos poderá contar, com o apoio das professoras de Português, História e Geografia de Portugal e Educação Especial e da equipa da biblioteca escolar.
Exploração plástica das histórias criadas pelos alunos (esboços).
5.ª etapa: A pintura de paisagens e cenas marinhas
Reprodução das imagens de barcos de arte Xávega através do Método da Quadrícula.
Ampliação dos desenhos para as dimensões desejadas.
Acrescentam-se personagens, objetos, animais e ambientes (pesca, passeio, naufrágio, perdidos no mar…).
Procede-se ao decalque dos desenhos sobre suportes em cartão, previamente preparados com uma demão de tinta de água (primário) e inicia-se a sua pintura.
Por último, envernizam-se os trabalhos.
6.ª etapa: Preparação da exposição na biblioteca escolar
Elaboração do convite à comunidade escolar, bem como do cartaz e catálogo digital da exposição com a ferramenta digital SWAY.
Redação da notícia da exposição para as redes sociais da biblioteca escolar e do agrupamento de escolas, com a colaboração da equipa da biblioteca escolar e da professora de Educação Especial.
7.ª etapa: Exposição física e nas redes sociais da biblioteca escolar e agrupamento de escolas
Exposição dos trabalhos à comunidade educativa com cartela explicativa e cartaz.
Técnicas de arte: Desenho, contorno, decalque e pintura.
Duração: um período letivo, preferencialmente o terceiro.
Parcerias: Internas - Professores de EVT, HGP, Português e Educação Especial; Externas: Autarquia (Pelouros da Educação e Transportes); Museu de Etnografia e Arqueologia Dr. Joaquim Manso, na Nazaré.
Materiais e Técnicas:
Lápis, borracha, régua, papel cavalinho A4 e A3, papel vegetal, cartão grosso de dimensão A1, tinta de água (cores primárias e neutras), pincéis, verniz ecológico.
Ferramenta digital SWAY do Microsoft Office.
Pires, Lucília, Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.
Fonte da imagem: Barco de Arte Xávega “Virgem da Nazaré”, in: Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré. (2009). http://mdjm-nazare-objectodomes.blogspot.com/2015/07/barco-de-arte-xavega-virgem-da-nazare.html